Conferência debate democracia no Brasil no quarto dia da ANPOF

Aconteceu na tarde desta quinta-feira, 20, no auditório 2, didática 5, a conferência “Rumos da democracia do Brasil”, ministrada pelos professores doutores em Filosofia Alexandre Carrasco, da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e André Duarte, da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Com a atual conjuntura política do país, a conferência mostrou-se muito enriquecedora para os que ali estavam presentes. A professora Yara Frateschi, da Universidade Federal de Campinas (UNICAMP) elogiou a conferência e a ANPOF por trazer o tema nesta edição do Encontro. “Eu fico muito feliz e parabenizo a organização da ANPOF nesta gestão por ter proposto na comunidade acadêmica, de filósofos e filósofas do Brasil, o desafio de mobilizar o seu arsenal teórico para tentar compreender o que está acontecendo hoje no Brasil num momento em que a política se vê numa reviravolta muito significativa”, disse Yara.

Continue Reading

ANPOF Ensino Médio debate Medida Provisória n°746/2016

ensinomedio

Foto: Felipe Goettenauer

Diante do recente anúncio do governo federal sobre a Medida Provisória (MP) n°746/2016 que reformula o ensino médio da educação brasileira e extingue a obrigatoriedade do ensino de Filosofia, a ANPOF não hesitou em proporcionar o debate aprofundado sobre o tema durante seu XVII Encontro Nacional.

Continue Reading

Cerimônia de Encerramento do XVII Encontro Nacional ANPOF

XVII Encontro Nacional da ANPOF

A Cerimônia de Encerramento do XVII Encontro Nacional ANPOF ocorrerá hoje (21) às 12h30, no Auditório 2. Será realizada a divulação do resultado do Prêmio ANPOF de teses e dissertações e a apresentação da nova diretoria da ANPOF.

Em entrevista, Fernando Costa Mota (UFABC), fala sobre a opressão política refletida na violência policial e a necessidade de desmilitarização

Na manhã desta quarta-feira, 19, no auditório 1, localizado na didática 6, da Universidade Federal de Sergipe (UFS) aconteceu a conferência sobre perfil e avaliação da produção de livros na área de Filosofia. Na oportunidade, o professor e pró-reitor de Assuntos Comunitários e Políticas Afirmativas da Universidade Federal do ABC (UFABC), Fernando Costa Mota, um dos convidados da conferência, concedeu uma entrevista sobre violência contra os estudantes, repressão política e desmilitarização da polícia.

Continue Reading

Ex-ministro da Educação Renato Janine Ribeiro analisa período republicano no XVII Encontro Nacional da ANPOF

O professor de Ética e Filosofia Política da Universidade de São Paulo (USP) e ex-ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, realizou a conferência “Maquiavel para pensar a República Brasileira” no segundo dia do XVII Encontro Nacional da Anpof (Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia), 18 de outubro. Janine Ribeiro analisou os principais ex-presidentes brasileiros de Getúlio Vargas a presidente impugnada Dilma Rousseff a partir dos conceitos de virtu e fortuna de Maquiavel.

Continue Reading

Marilena Chauí e João Carlos Salles apontam falhas na democracia do atual governo

As cadeiras do auditório I da Universidade Federal de Sergipe (UFS) não foram suficientes para acomodar todos os que estavam interessados em ouvir as palestras de Marilena Chauí, professora da Universidade de São Paulo (USP) e doutora honoris causa pela UFS, e do presidente da Sociedade Interamericana de Filosofia e reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) João Carlos Salles. As sessões temáticas aconteceram no final da tarde dessa terça-feira, 18, segundo dia do XVII Encontro da Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia (ANPOF). “Sociedade democrática” foi o objeto do discurso de Chauí, enquanto que “Universidade e Democracia” foi o tema tratado por Sales.

“Tanto a redução de verbas para pesquisa na pós-graduação em Filosofia quanto a retirada da obrigatoriedade da disciplina no ensino médio fazem parte da compreensão de um lugar não privilegiado que a Filosofia teria no cenário da organização de ensino. Isso é algo que tem que ser combatido por todos nós”, enfatizou o professor João Carlos Salles.

Continue Reading

Conferência "A Enciclopédia: a Suma da Razão" - Alteração de local

A Conferência A Enciclopédia: a Suma da Razão ministrada pelos professores Antônio Carlos dos Santos (coord.), Franklin de Mattos, Marias das Graças de Souza e Pedro Paulo Pimenta ocorrerá na sala 43 da didática VI e não mais no auditório 2, pois neste espaço ocorrerá as Eleições ANPOF 2016.

Lançamento de livros no Museu da Gente Sergipana atrai público diversificado

Sotaques, linhas de pesquisa e idiomas diferentes circularam pelo pátio do Museu da Gente Sergipana em Aracaju na noite de quarta-feira, 19, durante o lançamento de 111 livros dos participantes do XVII Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF). A abertura do evento ficou por conta da quadrilha Unidos em Asa Branca, grupo folclórico de reisado, uma manifestação cultural nordestina, que foi descrita pelos membros durante a apresentação como uma dança que mistura o sagrado e o profano.

Bruna Frascolla, da Universidade Federal da Bahia, traduziu um dos livros lançados na noite e diz ter achado interessante o fato de haver entre o público, pessoas que não eram da área de filosofia, mas que puderam entrar em contato com esse universo e eventualmente compraram o livro. “Mostra como todo mundo é igual e diferente ao mesmo tempo, quer dizer que as diferenças regionais acabam não importando aqui”, disse ela sobre o encontro.

Continue Reading

Chamada para Debate - Eleições ANPOF 2016

A Comissão Eleitoral do XVII Encontro Nacional da Anpof, composta por Juvenal Savian Filho (UNIFESP), Sílvia Faustino Assis Saes (UFBA) e Telma Birchal (UFMG), reuniu-se às 10h do dia 19 de outubro de 2016 e homologou a inscrição das duas chapas para concorrer à eleição da Diretoria da Anpof 2017-2018. A Chapa encabeçada por Adriano Naves Brito (UNISINOS) foi designada como Chapa 1 em função do horário em que fez sua inscrição (16h10min). A chapa encabeçada por Adriano Correia Silva (UFG) foi designada como Chapa 2 (horário de inscrição: 16h33min).

Continue Reading

Expansão da pós-graduação é destaque na abertura do XVII Encontro Nacional da ANPOF

Diretoria

Foto: Roberta Santana

A cerimônia de abertura do XVII Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF (Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia) reuniu pesquisadores de todo o país no Teatro Tobias Barreto, em Aracaju, no dia 17 de outubro. O encontro é o maior da área na América Latina e acontece pela terceira vez no Nordeste. As edições anteriores na região ocorreram em Salvador nos anos de 2004 e 2006. Ao todo, a organização aguarda mais de 2.500 pessoas nos cinco dias do evento.

O grupo de música medieval Renantique foi o responsável por recepcionar a comunidade filosófica. Logo após, o coordenador da comissão local, o professor Antônio Carlos dos Santos, realizou uma leitura do Canto IX da Odisseia. Antônio Carlos desejou boas-vindas aos congressistas e reforçou a participação tanto nas atividades acadêmicas na Cidade Universitária quanto nas atividades culturais que ocorrem em Aracaju. O encontro, disse ele, permite aos alunos e professores sergipanos dialogar com grandes pensadores do país e conviver com “bibliografias vivas”.

Continue Reading

Entrevista com a Professora Carolina Araújo

Nível de desigualdade de gênero na Filosofia é semelhante às Ciências Exatas

A professora do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Carolina Araújo apresentou os resultados da pesquisa “Mulheres na Pós-Graduação em Filosofia no Brasil - 2015” na mesa sobre Filosofia no Brasil e Gênero, que ocorreu na manhã da terça-feira, 18, no XVII Encontro Nacional da Anpof (Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia). Na ocasião, Carolina lançou a campanha “Quantas Filósofas?”, que exige da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) a computação e divulgação em tempo real de dados sobre gênero nas funções dos programas de pós-graduação em Filosofia no país.

Continue Reading

Presidida por Adriano Correia Silva (UFG), Chapa 2 é eleita

14695508 1414336638625537 8789614029988676450 n

Foto: John Soares

Na tarde desta quinta-feira, 20, foi realizado no auditório 2, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), o processo eleitoral que escolheu a nova diretoria da ANPOF para coordenar o biênio 2017-2018. A Chapa 2, presidida pelo professor Adriano Correia Silva da Universidade Federal de Goiás (UFG), foi eleita com 26 votos. Por sua vez, a Chapa 1 recebeu 19 votos, enquanto uma pessoa se absteve.

Continue Reading

Conferência homenageia professora Maria das Graças de Souza (USP) pela tradução dos verbetes da Encyclopédie

No final da tarde da quinta-feira, 20, penúltimo dia do XVII Encontro Nacional de Pós-graduação em Filosofia (ANPOF), aconteceu a conferência “A Enciclopédia: a Suma da Razão”, organizada pelo professor do departamento de Filosofia da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Antônio Carlos dos Santos, e proferida pelos docentes de Filosofia da Universidade de São Paulo (USP), Maria das Graças de Souza, Pedro Paulo Pimenta e Pedro Fernandes Galé; este último, a pedido do professor Luiz Fernando Batista Franklin de Matos, que o substituiu e declamou um texto de sua autoria.

De acordo com Santos, o objetivo da mesa é homenagear a professora Maria das Graças e o trabalho extremamente importante que foi o projeto de tradução dos verbetes da Encyclopédie, ou dictionnaire raisonné des sciences, des arts et des métiers. “Ao meu ver, a edição desses volumes é um marco nos estudos do século XVIII no Brasil”, enfatiza.

Continue Reading

Professores falam sobre possível retirada da Filosofia no ensino médio

A possibilidade de retirada da Filosofia, assim como de outras disciplinas da grade obrigatória do ensino médio, tem levantado questionamentos, principalmente por professores e graduandos da área. Essa possibilidade faz parte de uma Medida Provisória (MP) criada no governo Temer e desagrada quem se dedica ao campo da Filosofia. O tema está sendo trabalhado na ANPOF Ensino Médio.

Continue Reading

Filosofia e Gênero no Brasil

Lucivania. 1

Foto: Lucivânia dos Santos

Professora Carolina Araújo lança campanha “Quantas Filósofas?” na Anpof

Na terça-feira, 18, a professora Carolina Araújo do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) lançou a campanha “Quantas Filósofas?” no XVII Encontro Nacional da Anpof (Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia). O objetivo da campanha é exigir da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) a computação e divulgação em tempo real dos dados sobre gênero nas funções dos programas de pós-graduação em Filosofia no país.

Continue Reading

No terceiro dia da ANPOF, Lúcia Santaella discute os desafios éticos contemporâneos

Na manhã desta quarta-feira, 19, ocorreu no auditório 2, da didática 5, na Universidade Federal de Sergipe (UFS) uma conferência com  Lúcia Santaella, professora da PUC. Com o tema “Contribuições do pragmatismo para os desafios éticos contemporâneos”, a conferência é mais uma das discussões do grupo de trabalho (GT) de semiótica e pragmatismo.

“Falar em ética é um grande desafio da contemporaneidade, e que respostas nós temos para isso? Então, eu vou discutir a contribuição da ética peirceana e comparar com a ética a Gambin para ver se a gente encontra algum caminho que seja coerente e digno como intelectuais e como educadores”, afirmou a professora antes de iniciar a conferência.

Continue Reading

Mesa redonda reúne professores para discutir sobre avaliação da produção de livros de Filosofia

Professores participantes da mesa redonda

Aconteceu na manhã desta quarta-feira, 19, no auditório 1, a mesa redonda com os professores Alfredo Storck (UFRGS), Fernando Costa Matos (UFABC) e Ivan Domingues (UFMG). A mesa faz parte do XVII Encontro Nacional da ANPOF e teve como finalidade tratar do perfil e avaliação da produção de livros de Filosofia.

Para o professor Ivan Domingues, a temática da mesa é importante por refletir sobre as publicações escritas no Brasil, que estão seguindo a tendência mundial, em que os livros da área são na maioria escritos na língua inglesa. Segundo ele, essa tendência permite que os livros brasileiros ganhem visibilidade internacional.

Continue Reading

Estado de exceção é tema de conferência no segundo dia do Encontro Nacional da ANPOF

Na tarde da última terça-feira, 18, segundo dia do XVII Encontro Nacional de Pós-graduação em Filosofia (ANPOF), aconteceu a conferência “Democracia: Estado de Direito, Estado de Exceção e a Constituição de 1988”, no auditório da Didática 5, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), campus de São Cristóvão. 

Em sua fala, o professor de Filosofia da Universidade Federal de Goiás (UFG), Adriano Correia Silva, que desenvolve estudos na área de filosofia política e ética, fez algumas provocações ao introduzir seu primeiro tópico. O professor afirma ter a impressão de que o diagnóstico feito pela filósofa política alemã Hannah Arendt sobre a facilidade da ascensão do totalitarismo indica um problema que pode não ser familiar e que, segundo ele, tem a ver com a natureza da operação da democracia.

Continue Reading

Toré dos Índios Xokó abre exposição “O Homem e o Rio”

site

Ocorreu na noite de terça, 18, no Centro de Arte e Cultura J. Inácio, a abertura exposição “O Homem e o Rio”. O evento contou com a participação dos índios Xokó de Sergipe que, na ocasião, apresentaram o Toré, uma dança circular tradicional dos povos indígenas do Brasil. A exposição permanecerá aberta ao público até o dia 12 de novembro.

A exposição traz 18 imagens do rio São Francisco e, em especial, de duas comunidades ribeirinhas: a Comunidade Indígena Xokó, habitante primeiro das terras da Caiçara, situada às margens do rio São Francisco no município de Porto da Folha/SE; e a Comunidade Quilombola da Resina, localizada no delta do rio São Francisco no município de Brejo Grande/SE. Além disso, a exposição conta com textos de pensadores e depoimentos de membros das comunidades em tela, que analisam as relações históricas e atuais existentes entres as comunidades e o ambiente em que vivem.

Continue Reading

Nythamar de Oliveira (PUC-RS) e Yara Frateschi (Unicamp) debatem representação política em conferência da ANPOF 2016

Com o tema “Estado, Sociedade e Representação Política”, os professores de Filosofia Nythamar de Oliveira, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), e Yara Frateschi, da Universidade de Campinas (Unicamp), debateram, na tarde da última quarta-feira, 19, a representação política à luz da atual conjuntura política brasileira. Esta é a segunda de três conferências que buscam debater e entender, a partir de uma emersão no arsenal histórico e teórico, o Estado e a democracia brasileira inseridos no momento que o país enfrenta, seja na política, na economia ou no social.

Continue Reading

XVII Encontro Nacional da ANPOF oferece 12 encontros do ensino médio, 64 grupos de trabalho e 32 sessões temáticas

Muito além das conferências, o XVII Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF) oferece diversas oportunidades para a aquisição e troca de conhecimentos, bem como a oportunidade de apresentar trabalhos de temáticas extremamente diferenciadas, o que enriquece e amplia seu alcance intelectual. São 64 grupos de trabalho (GTs), em que integrantes da ANPOF têm liberdade para dar visibilidade às suas pesquisas, 32 sessões temáticas (STs), voltadas para aqueles que não fazem parte da ANPOF, e 12 encontros do ensino médio, através do qual são disponibilizados 19 minicursos.

Continue Reading

Professores do Ensino Médio debatem sobre projetos de Filosofia no 2º “Encontro ANPOF Ensino Médio”

14628056 1271666102903389 1908546472 n 1

Foto: Felipe Goettenauer

No auditório da reitoria da Universidade Federal de Sergipe (UFS), nesta terça-feira, 18, teve início o 2º “Encontro ANPOF Ensino Médio”, que reúne professores de filosofia da área. O encontro está sendo promovido pela Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF) em seu XVII Encontro Nacional, sediado, este ano, na cidade de Aracaju, Sergipe.

Na primeira manhã de Encontro, os participantes puderam ouvir e debater sobre “A ética e a moral da sala de aula para a prática”, tema ministrado pela professora capixaba Joselaine da Ressurreição Perim. A mesma trouxe em seu discurso experiências sobre o trabalho com os alunos do Ensino Médio no interior do Espírito Santo.

Continue Reading

Processo eleitoral 2016 da ANPOF terá debate hoje, às 17h, no auditório da Reitoria

IMG 20161019 WA0020

A programação das eleições começará na tarde desta quarta-feira, 19, com a realização do debate, às 17h, no auditório da Reitoria, entre as duas chapas concorrentes. A chapa 1 é encabeçada pelo professor Adriano Naves de Brito, docente da Universidade do Vale dos Sinos (UNISINOS), enquanto a chapa 2 é capitaneada pelo professor Adriano Correia Silva, docente da Universidade Federal de Goiás (UFG). 

A comissão eleitoral é composta por Juvenal Savian Filho, presidente e professor da UNIFESP, Silvia Faustino Assis Saes, professora da UFBA e por Telma Birchal, docente da UFMG.

Segundo a comissão, o debate terá uma hora e trinta minutos de duração. Algumas regras em relação ao tempo de apresentação de cada chapa e às perguntas que poderão ser proferidas serão definidas minutos antes do início do debate com os representantes de cada chapa.

Continue Reading

Minicursos atraem participantes do XVII Encontro Nacional da ANPOF

Na manhã dessa terça-feira, 18, foram iniciados os minicursos do XVII Encontro da Associação Nacional de Pós- Graduação em Filosofia (ANPOF) sobre variados temas, entre eles: "As paixões e a política", "Princípios bioéticos e edição do genoma humano", "A questão técnica no pensamento de Jurgen Habermas: ressonâncias teórico-conceituais","A recepção da filosofia de Nietzsche no Brasil". 

Continue Reading

Feira de Livros

14740976 1270443123025687 1703556813 n

Foto: Fagner Honorato

A Feira do Livro é um dos eventos que compõem o XVII Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF), iniciado na última segunda-feira, 17, e que ocorrerá até a próxima sexta-feira, 21, na Universidade Federal de Sergipe (UFS), campus de São Cristóvão. Instalada no Centro de Vivência da UFS, a feira reúne cinco editoras, que dispõem de aproximadamente 2.900 livros sobre diversos assuntos, a venda com 50% de desconto para os participantes da ANPOF. 

Dentre as editoras participantes da Feira estão: Editora Vozes, Phi, Paulus, Edusp e Discurso Editorial. A Escariz, editora sergipana, também está com um stand no local, com cerca de 50 exemplares sobre filosofia. Além dos stands instalados no Centro de Vivência, também faz parte da Feira do Livro o lançamento de mais de 100 livros de participantes do Encontro da ANPOF, que ocorrerá na quarta-feira, 19, no Museu da Gente Sergipana, a partir das 20hs.

Continue Reading

Credenciamento e Transporte

Site 1

Foto: Felipe Goettenauer

CREDENCIAMENTO

O credenciamento ocorrerá das 8h às 18h no campus São Cristóvão da UFS que fica no seguinte endereço:
Cidade Univ. Prof. José Aloísio de Campos 
Av. Marechal Rondon, s/n, Jd. Rosa Elze 
São Cristóvão/SE

TRANSPORTE

A partir de hoje (18), os ônibus circularão das 7h às 17h em dois trajetos distintos partindo da Orla em direção à UFS com intervalo de 15 minutos das 7h às 10h e de 30 minutos das 10h às 17h.
Das 17h às 18h30 os ônibus retornarão pelo mesmo trajeto sempre passando pelos seguintes pontos:
1) Hotel Mercure;
2) Via Mar Praia Hotel;
3) Pousada Águas Marinhas;
4) Delegacia do Turista.

No credenciamento haverá uma tabela com o trajeto detalhado dos ônibus. Veja a tabela aqui

Mapa das salas

Confira o mapa das didáticas V e VI onde estão concentradas as atividades do Encontro Nacional da Anpof.

14702227 1412195238839677 5705159851151031833 n

Cerimônia de Abertura do XVII Encontro ANPOF

ANPOF XVII Encontro Quadro m

Hoje (17), às 20h, no Teatro Tobias Barreto acontecerá a Solenidade de Abertura da ANPOF. Os participantes terão a oportunidade de assistir à apresentação do renomado grupo de músicas medieval e renascentista de Sergipe, o Grupo Ranantique.

Os ônibus para a cerimônia sairão entre 18h30 e 19h30 dos seguintes pontos na orla:
1) Hotel Mercure;
2) Via Mar Praia Hotel;
3) Pousada Águas Marinhas;
4) Delegacia do Turista.

Os mesmos ônibus farão o trajeto inverso a partir das 21h30 até o final da abertura.

ASSEMBLEIA GERAL - ANPOF

XVII Encontro Nacional da ANPOF

Data: 18/10 - Terça

Horário: 9h00 às 11h00

Local: sala 62

Participam da Assembléia os Coordenadores de Programas de Pós-Graduação filiados à ANPOF

FaLang translation system by Faboba