Edital de Seleção para Professor - IFSul

O Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, no uso de suas atribuições legais e nos termos do Decreto nº 9.739 de 28 de março de 2019, considerando o Decreto nº 7.312 de 22 de setembro de 2010, torna público que estarão abertas, no período e forma abaixo mencionados, inscrições para CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS destinado a selecionar candidatos para provimento de cargos de Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, sob o regime instituído pela Lei nº 8.112/90 para as cidades de Bagé, Camaquã, Charqueadas, Jaguarão, Lajeado, Passo Fundo, Pelotas, Santana do Livramento, Sapiranga e Sapucaia do Sul.

02 Vagas - Cidade de Pelotas

Titulação exigida: Curso Superior de Graduação em Bacharelado em Filosofia e Licenciatura em Formação Pedagógica para Graduados Não Licenciados; • Curso Superior de Graduação em Licenciatura em Filosofia

Acesse o edital em: http://concursos.ifsul.edu.br/efetivo/edital-049-2020/edital

Call for papers da Revista Thomas Project

Viver a catástrofe da respiração, entre utopia e distopia


Como viver em tempos de crise? E como podem a filosofia e as ciências sociais ajudar-nos a atravessar tempos de grande exposição individual e colectiva à morte? Que atitudes nos permitem desenvolver perante o medo e o risco – presente sempre que o medo se torna um fenómeno colectivo – de que a sociedade seja completamente devorada por ele? Como desenvolver uma atitude crítica num momento de grande incerteza pessoal e social, sobretudo perante fenómenos, de resto bem descritos por Foucault, onde um poder ou uma determinada disciplina científica pretende conduzir por conta própria a sociedade, fora das regras estabelecidas e no interior de um espaço de emergência?

Continue Reading

Bolsas de pós-doutorado em Filosofia Departamento de Filosofia Universidade de São Paulo (Brasil)

O projeto de pesquisa “Poder, conflito e liberdade: Espinosa e os percursos da filosofia política moderna e contemporânea acerca da democracia”* oferece três (3) bolsas de pós-doutorado junto ao Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo, nas seguintes áreas:

-Filosofia Política Moderna (séculos XVI-XVIII)
-Filosofia Política Contemporânea
-História da Filosofia Moderna (séculos XVI-XVIII)

Continue Reading

Landa Vol.8 Nº2 - Lançamento

capas

A Revista Landa, do Núcleo Onetti de Estudos Literarios Latino-Americanos (UFSC), apresenta seu Vol.8 N°2(2020). Nesta ocasião, Landa inclui na sua 

Chamada Pública “A queda do céu nas artes e na literatura trabalhos que debatem tanto o tempo das catástrofes e de suas refuncionalizações estético-políticas, quanto o que desse tempo pode ex e resistir, as mortes e as vidas póstumas delas decorrentes. A chamada inclui textos de Artur de Vargas Giorgi, Artur Dória, Agustina Gálligo Wetzel, Ellen Vasconcellos, Fernanda Ribeiro Amaro, Katherine Funke, Luiz Guilherme Fonseca e Natalí Antonella Incaminato.

Continue Reading

Cadernos de Ética e Filosofia Política (USP) - Lançamento e Chamada de Artigos

cadernos

Os Cadernos de Ética e Filosofia Política da USP anunciam a publicação do número 36, intitulado "Leituras do Iluminismo: Homenagem aos 20 anos da livre-docência de Maria das Graças de Souza", disponível com livre acesso no endereço: www.revistas.usp.br/cefp - Boa Leitura! 

A equipe dos Cadernos de Ética e Filosofia Política também comunica que está aberto o período para submissão de artigos (QUALIS CAPES B1) até o dia 31 de julho de 2020. Resenhas e traduções permanecem em regime de fluxo contínuo, podendo ser submetidas a qualquer momento. As submissões devem ser realizadas através deste nosso site de acordo com as condições e as diretrizes descritas na aba “Sobre”."

Seleção de Mestrado em Filosofia na UFSJ

PPGFIL

Estão aberta as inscrições para a seleção do Mestrado em Filosofia da UFSJ - 2º Semestre de 2020. Este ano as inscrições são gratuitas e o processo seletivo será feito on-line. Além disso, o processo seletivo pode ser feito em português, inglês ou espanhol. O link do edital de 2020 pode ser encontrado em https://ufsj.edu.br/ppgfil/processo_seletivo.php As linhas são de Metafísica e Filosofia da Mente/ Ética e Filosofia Política

A inscrição será realizada exclusivamente por via eletrônica, através do e-mail da Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (ppgfil@ufsj.edu.br), e deverá ser enviada dentro do prazo de inscrições previsto. O e-mail de inscrição deverá conter, em anexo, toda a documentação exigida, devidamente assinada e digitalizada. Documentação exigida:

1. Formulário de Inscrição (ANEXO I) devidamente preenchido, com indicação da linha de pesquisa escolhida e a sugestão de dois possíveis orientadores, em ordem de preferência. A lista dos orientadores, bem como seus currículos, pode ser vista no ANEXO II.

2. Uma cópia do Diploma de graduação ou documento equivalente que comprove estar o(a) candidato(a) em condições de concluir o curso antes de iniciar a Pós-Graduação.

3. Uma cópia do Curriculum Vitae da Plataforma Lattes/CNPq (preenchido através do endereço http://lattes.cnpq.br/.), no caso de candidato(a) brasileiro(a). Candidato(a) estrangeiro(a): uma cópia do Curriculum Vitae, redigido nos idiomas português, espanhol ou inglês.

4. Uma cópia da carteira de identidade, no caso de candidato(a) brasileiro(a). Candidato(a) estrangeiro(a): uma cópia do passaporte.

5. Uma cópia do Projeto de Pesquisa, conforme especificações do item 5.1 do presente edital.

CHAMADA DE ARTIGOS - REVISTA APOENA

A REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA (ISSN: 2596-1632), vinculada à Faculdade de Filosofia e ao Programa de Pós-graduação em Filosofia da UFPA, lança chamada de artigos para compor suas duas próximas edições, a saber:

Edição de Nº 3: aceitamos artigos das diversas subáreas filosóficas. O prazo para submissão de textos para este número é até 30/07/2020.

Edição de Nº 4: aceitamos artigos vinculados ao tema "Filosofia Política: os desafios das humanidades em tempo de uma democracia sitiada". O prazo para submissão de textos para esse número é até 30/10/2020.

Para consultar as normas da revista e saber como submeter, acesse: https://www.revistaapoenaufpa.com.br/

Novo número da Voluntas: Revista Internacional de Filosofia (V. 11, 2020)

capa vol. 11 Ed Esp Pandemia e Filo

PANDEMIA E FILOSOFIA
Novo número da Voluntas: Revista Internacional de Filosofia (V. 11, 2020)

Está no ar a Edição (mais do que) Especial da Revista Voluntas sobre a temática "Pandemia e Filosofia: saúde, existência e poder no contexto da pandemia da COVID-19", com os primeiros 27 artigos e 1 resenha.

Como se trata de "publicação contínua", mais artigos serão inseridos no número na medida em que forem avaliados e editados. A revista recebeu cerca de 90 (noventa) submissões de trabalhos em atendimento à sua chamada para esta edição, que estipulava apenas 1 (um) mês de prazo para envios.

O número foi organizado por Renato Bittencourt (UFRJ), Vilmar Debona (UFSC) e Luan Corrêa da Silva (UFPR).
https://periodicos.ufsm.br/voluntas/issue/view/1720

Chamadas de Dossiê do Boletim Zumé

Chamadas para publicação

ZUMÉ (Boletim Eletrônico do NATIMA) convida pesquisadores e pesquisadoras a submeterem artigos, resenhas e entrevistas para os seguintes dossiês:

DOSSIÊ: FILOSOFIA E ENSINO DE FILOSOFIA NO CONTEXTO DA CRISE ATUAL [V.2, n.3, 2020]

Este dossiê tem por objetivo reunir artigos, resenhas e entrevistas que versem sobre a relação da filosofia e do ensino de filosofia com o contexto atual de crise.  Crise, aqui, propositalmente não determinado, por se tratar de um momento multifacetado, permitindo diversas abordagens, a partir do ponto de vista ambiental e sanitário, político e ideológico, expectativa de ruptura institucional, ataque às ciências humanas e etc. A filosofia, em momentos assim, não pode se calar ou tergiversar sobre o “sexo dos anjos”, mas, como um campo do saber, produzir discursos e saturar o mundo ao nosso redor de sentido.  Tratar-se-á, em última instância, da relação entre epistemologia e política, ou dito de outro modo, da filosofia e o mundo. 

Prazo para envio: 30 de novembro de 2020

As contribuições devem ser enviadas para o e-mail: zumeboletim@gmail.com. Deve-se especificar no assunto do e-mail o nome do Dossiê.

Continue Reading

AHEAD OF PRINT - REVISTA DIALECTUS

Ahead of Print do dossiê Educação e Filosofia da Técnica da Revista Dialectus.

Chamada de Artigos para o nº 18 (2020.2) – Dossiê: Filosofia da Técnica e Educação (2ª Parte)

A Dialectus – Revista de Filosofia, torna pública sua décima-oitava chamada para submissão de artigos, traduções e resenhas.

nº 18 (2020.2) – Dossiê: Filosofia da Técnica e Educação (2ª Parte)

Prazo de submissão: de 01 de julho até 30 de novembro de 2020.

Auxílio à Pesquisa em Epistemologia da Religião: Chamada de Propostas

O Projeto Latin-American Bridges in Epistemology of Religion, da University of Houston (Estados Unidos), em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPG-FIL) da UnB, abriu processo de chamada de propostas para auxílios à pesquisa de até quatro mil dólares para mestrandos e doutorandos, sete mil dólares para pós-doutores e até dez mil dólares para pesquisadores que concluíram doutorado há quinze anos no máximo.

As áreas de pesquisa devem ser: “ciência e religião”, “evidência e crença religiosa”, “crença religiosa e virtude epistêmica”, “epistemologia social e crença religiosa”.

O prazo máximo para inscrição é 31 de julho de 2020.

Além de prova de vínculo com instituição acadêmica na América Latina, candidaturas devem incluir uma amostra de trabalho acadêmico, uma descrição breve do projeto e uma carta de recomendação.

Mais informações em: www.abfr.org

NOVO PROCESSO SELETIVO PARA MESTRADO E DOUTORADO DA UFPR

EDITAL Nº 01/2020 PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA STRICTO SENSU – MESTRADO E DOUTORADO

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: FILOSOFIA 22ª e 10ª TURMA/2021

http://www.humanas.ufpr.br/portal/filosofia/files/2020/06/Edital-Mestrado-e-Doutorado-2020-publicado.pdf

Processo Seletivo em FILOSOFIA - Mestrado
EDITAL EDITAL Nº 01/2020 - MESTRADO.
Período de inscrição:
De: 12/06/2020
Até: 30/09/2020

Processo Seletivo em FILOSOFIA - Doutorado
EDITAL EDITAL Nº 01/2020 - DOUTORADO.
Período de inscrição:
De: 12/06/2020
Até: 30/09/2020

PHENOMENOLOGY, HUMANITIES AND SCIENCES - Fenomenologia, Humanidades e Ciências - Lançamento

cover issue 2 pt BR

PREZADOS LEITORES,

PHENOMENOLOGY, HUMANITIES AND SCIENCES - Fenomenologia, Humanidades e Ciências, tem a satisfação de lançar o seu segundo número de 2020. O acesso à edição, na plataforma, pode ser dado via o endereço: https://phenomenology.com.br/index.php/phe/issue/view/2.

PHENOMENOLOGY, HUMANITIES AND SCIENCES segue, pois, aberta a colaborações em fluxo contínuo! Elas podem ser submetidas, via cadastro, no próprio sistema ou interface da Revista:  https://phenomenology.com.br/index.php/phe

Desejamos a todos um salutar experimento de leitura!

Comissão Editorial

PHENOMENOLOGY, HUMANITIES AND SCIENCES

Ética e Filosofia Política (UFJF) - Chamada de artigos

A revista Ética e Filosofia Política está com chamada aberta para artigos sobre filosofia da religião ou sobre a relação entre ciência e religião. O volume Setembro-Dezembro 2020 pretende abordar questões como transcendência e valores na tensão entre o elemento religioso e os métodos científico e filosófico.

As propostas de artigo podem ser enviadas para humberto.coelho@ufjf.edu.br até 10 de Setembro.

Chamada de Artigos Onde ainda vige a physis? O século XXI e a artificialização do mundo (Revista Perspectiva Filosófica

Onde ainda vige a physis? 
O século XXI e a artificialização do mundo. 

Heidegger entendeu que o pensamento metafísico não apenas baliza a técnica como também introduz um niilismo cada vez mais intenso, onde a physis, aquilo que faz com que as coisas sejam o que são sem serem instadas ou conscritas, é substituída por um domínio da inteligibilidade das coisas. Ele diagnosticou esse movimento a partir do elo entre a técnica e a metafísica, ambas impulsionadoras da progressiva maquinação que artificializa o mundo.  Ele tentou vislumbrar uma virada que afastasse o pensamento da destituição da physis. Heidegger se preocupou com a questão da técnica, da maquinação, e chegou a chamar o século XX de uma era atômica. O cálculo se tornou tão colossal que a physis perdeu certo vigor e a maximização técnica se tornou realidade a ponto de “uma represa não estar dentro do rio, mas o rio dentro da represa”.  

Continue Reading

Revista Em Construção Dossiê "Transnacionalismo científico no século XX: cientistas, instrumentos e ideias"

Revista Em Construção: arquivos de epistemologia histórica e estudos de ciência. Este número traz o dossiê  o Dossiê "Transnacionalismo científico no século XX: cientistas, instrumentos e ideias" organizado por Heráclio Tavares.

Disponível em https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/emconstrucao.

Convidamos a navegar no sumário da revista para acessar os artigos e outros itens de seu interesse.

Agradecemos seu interesse e apoio contínuo em nosso trabalho,
Em Construção.

Continue Reading

More Articles ...

FaLang translation system by Faboba