AGENDA ANPOF
  • V ENCONTRO NACIONAL ANPOF ENSINO MÉDIO CONVOCATÓRIA

    A ANPOF realizará pela quinta vez o Encontro Nacional ANPOF Ensino Médio durante seu XIX Encontro Nacional, em Goiânia (GO), de 19 a 23 de outubro de 2020.

    A submissão de trabalhos para esta atividade deve ser feita entre os dias 28/02/2020 e 08/05/2020.
    Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail: ensino.medio@anpof.org.br

    LEIA MAIS

  • CHAMADA DE INSCRIÇÕES - XIX ENCONTRO NACIONAL DA ANPOF

    A ANPOF realizará de 19 a 23 de outubro de 2020 seu XIX Encontro Nacional, em Goiânia/GO. As inscrições para o evento terão início hoje, 28 de fevereiro, através deste link. A data final para submissão de trabalhos é o dia 08 de maio e a data prevista de divulgação da lista de trabalhos selecionados é 1º de junho de 2020.

    LEIA MAIS

  • APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO DO XVIII ENCONTRO NACIONAL DE FILOSOFIA DA ANPOF

    O XVIII Encontro Nacional da ANPOF foi realizado em outubro de 2018 na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em Vitória/ES, e contou com mais de 2 mil participantes com suas respectivas apresentações de pesquisa, tanto nos Grupos de Trabalho da ANPOF quanto em Sessões Temáticas.

    LEIA MAIS

banner quadrado periodicos 2019 E
 
BANNER FORUM-HOME3
 
03 COLUNA
CLIPPING ANPOF
msc-gt

face      YOUTUBE ANPOF

rss      twiiter

Periódico Héstia - chamada de artigos

CHAMADA PARA A PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS
*

O Periódico Héstia é uma publicação autônoma que tem o propósito de pôr à prova textos autorais de filosofia, estimulando o diálogo entre os seus autores. Assim, para os interessados em participar desse projeto, pedimos atenção ao que segue:

DISPOSIÇÕES GERAIS
O Periódico Héstia se compromete a trabalhar com composições próprias, então esperamos que os textos enviados à publicação não sejam reflexos de um autor ou outro da filosofia, mas que se mostrem como rigorosas experiências de pensamento, exprimindo genuína disposição para com os temas tratados. Esperamos também o máximo de simplicidade, ou seja, que os autores se esforcem na produção de textos limpos e autorreferentes, com linguagem que demonstre o enfrentamento sem escusa do próprio pensamento. Pois simplicidade, nesse contexto, não quer dizer debilidade, mas expressão vigorosa e clara de entendimento, resultado de sólida investigação e de firme exercício da escrita. Mesmo com a recomendação de que haja esforço na confecção de textos limpos e autorreferentes (evitando-se, por exemplo, citações e referências externas), é possível a relação com filósofos ou obras filosóficas. No entanto, cada filósofo ou obra filosófica em particular deve ser tomado antes como um modelo de formulação, enfrentamento e desenvolvimento de uma questão, e não como a própria questão a ser enfrentada na reflexão. Pensar em compasso com o filósofo, imergir na questão e desenvolvê-la com originalidade pode ser um modo proveitoso de dar início ao exercício filosófico. Não impomos nenhum tema à revista, os autores estão livres para o que irão cuidar, porém o modo desse cuidado será determinante à publicação: exigimos que ele seja filosófico. Queremos oferecer aos possíveis interessados a abertura necessária para o desempenho livre do pensamento, sem com isso deixar de exigir a contrapartida imprescindível dessa liberdade, isto é, a responsabilidade para com o rigor e acuidade do que é dito (assumindo pessoalmente o que se escreve, sem refúgio nos ditos de outrem), sinais distintivos do modo exigido. Pedimos que os textos privilegiem não a polêmica contra um autor ou corrente de pensamento, mas o empenho sereno na conquista positiva da exposição filosófica. O foco deverá ser sempre o esclarecimento, o que requer atenção e ofício, e não polêmica de qualquer ordem.
Por fim, cabe dizer que o intuito do Periódico não é apenas o de publicar textos, mas principalmente o de possibilitar o diálogo entre os seus autores, expondo-os entre si, a fim de que se reconheçam e se auxiliem na tarefa que lhes é pertinente. Para isso, no entanto, será preciso que os autores façam mais do que somente enviar textos, será preciso também que interajam com as demais publicações, fazendo do Periódico Héstia a base para um exercício (um estudo) em conjunto.

DA POSSIBILIDADE DO ENVIO DE TRADUÇÃO À PUBLICAÇÃO
Também receberemos traduções que se orientem por esse mesmo horizonte de trabalho, e que expressem um esforço filosófico pela descoberta do conteúdo que está na  origem do texto traduzido. Não determinamos aqui de antemão a maneira pela qual isso deva ser feito, pois entendemos que a tradução pode se configurar como filosófica quer pelo modo mesmo pelo qual é executada, quer pelo acréscimo de explicações e reflexões acerca do texto traduzido e a partir dele.

DAS DATAS
O corpo editorial do Periódico Héstia receberá artigos e traduções até o dia 27 de Novembro de 2017. A publicação do Periódico será eletrônica e acontecerá no primeiro trimestre de 2018, através do site www.periodicohestia.org .

DO ENVIO DOS TEXTOS
Os textos deverão ser enviados em formato *.doc ao e-mail: periodicohestia@gmail.com
Assim que a corpo editorial visualizar o arquivo, acusará o seu recebimento. O texto então será repassado a dois membros do Periódico, que o irão ler com o intuito de iniciar uma conversa com o respectivo autor.


DA ACEITAÇÃO OU NÃO DOS TEXTOS À PUBLICAÇÃO
Os textos que estiverem afinados com as disposições deste edital serão aceitos à publicação, enquanto que os que não estiverem serão recusados.

DA FORMALIDADE REFERENTE À REDAÇÃO
Máximo de páginas: 30 (trinta) para os artigos; 40 (quarenta) para as traduções.
Mínimo de páginas: não há.
Margens para a escrita: todas 2,5 cm.
Fonte tipográfica: Times New Roman.
Tamanho da fonte: 12 pt.
Espaçamento entre linhas: 1,5.

CONTATO
Em caso de dúvidas relacionadas ao propósito do Periódico Héstia ou ao conteúdo deste edital, pedimos que entrem em contato através do e-mail: periodicohestia@gmail.com .

Para mais informações, acesse o site www.periodicohestia.org

FaLang translation system by Faboba