AGENDA ANPOF
  • PRESIDENTE DA ANPOF PARTICIPA DE REUNIÃO COM PRESIDENTE DA CAPES

    No último dia 11 de outubro, o Prof. Adriano Correia, presidente da ANPOF, participou de uma reunião com o Presidente da CAPES, o prof. Anderson Correia. Também estiveram presentes os diretores de avaliação, de programas de bolsas e de relações internacionais da entidade, além de outros representantes de entidades de humanidades.

    LEIA MAIS

  • CARTA DE CURITIBA - CHAMADO À RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

    Vivemos um momento de graves e irresponsáveis agressões ao meio ambiente, com ataques à já frágil legislação, retrocessos institucionais e supressão de direitos patrocinadas por um governo que nega as evidências da crise climática criando vexames internacionais e incentivando práticas de pilhagem que incluem o desmatamento da Amazônia, queimadas, uso indiscriminado de agrotóxicos e a extinção da vida.

    LEIA MAIS

  • RELATÓRIO DE ATIVIDADES DA DIRETORIA DA ANPOF - 2019/1

    A diretoria da ANPOF tem tomado várias iniciativas visando defender o direito à pesquisa e ao ensino de filosofia em todos os níveis de ensino, em conformidade com os objetivos definidos em seu estatuto. Temos acompanhado de perto o processo inédito de construção coletiva do documento de área junto à coordenação da área de filosofia junto à CAPES e também nos manifestado em defesa do financiamento da pesquisa na área e da manutenção da presença da disciplina filosofia no nível médio de ensino.

    LEIA MAIS

  • FÓRUM DE DEBATES: ANPOF/ ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE FILOSOFIA

    A ANPOF (Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia) é reconhecida pela comunidade filosófica brasileira como sua associação nacional. A entidade surgiu no início dos anos 1980 como uma associação de programas de pós-graduação, a qual não obstante possui dentre suas finalidades básicas – definidas em seu Estatuto Social (2013).

    LEIA MAIS

  • LEVANTAMENTO FEITO PELA ANPOF INDICA BAIXA PRESENÇA DE ENSINO DE MARX NAS PÓS-GRADUAÇÕES EM FILOSOFIA NO BRASIL

    A Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia no Brasil reúne 47 programas em todas as regiões do país. Estes programas oferecem mestrado e/ou doutorado. De acordo com levantamento feito pela instituição, neste semestre apenas 2,3% das disciplinas oferecidas pelos programas são sobre Marx.

    LEIA MAIS

  • NOTA DE REPÚDIO A DECLARAÇÕES DO MINISTRO DA EDUCAÇÃO E DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA SOBRE AS FACULDADES DE HUMANIDADES, NOMEADAMENTE FILOSOFIA E SOCIOLOGIA

    A Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia (ANPOF) e associações abaixo mencionadas repudiam veementemente as falas recentes do atual presidente da república e de seu ministro da educação sobre o ensino e a pesquisa na área de humanidades, especificamente em filosofia e sociologia.

    LEIA MAIS

  • Coordenações da graduação e pós-graduação em Filosofia da Universidade Estadual do Vale do Aracaú se manifestam contra a fala do Ministro da Educação

    Na última segunda-feira (8/4) o jornalista Josias de Souza divulgou em seu blog no portal UOL uma fala do Ministro da Educação recém-empossado, Abraham Weintraub, em que diz que as universidades nordestinas não deveriam ensinar filosofia, mas priorizar o ensino de agronomia. Ao que tudo indica, a fala do ministro é de setembro do ano passado, mas ganhou repercussão agora em razão da posição que ora ocupa, numa Pasta central para o país. Nem por isso deixa de ser, ao mesmo tempo, revoltante e compreensível.

    LEIA MAIS

  • DOCUMENTO APRESENTA DIRETRIZES PARA PREVENIR E COMBATER ASSÉDIO MORAL E SEXUAL NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA

     No último dia 12 de dezembro estiveram reunidos em Brasília os coordenadores de área de Filosofia junto à CAPES, oscoordenadores e coordenadoras dos Programas de Pós-Graduação em Filosofia e o Presidente da ANPOF. 

    LEIA MAIS

  • MOÇÃO DE REPÚDIO GT HEGEL 

    O Gt Hegel, na reunião realizada em 25 de outubro de 2018, no XVIII Encontro Nacional da Anpof, após ampla discussão, aprovou que se emitisse uma moção de repúdio às atitudes racistas ocorridas durante as atividades do GT

    LEIA MAIS

banner quadrado periodicos 2019 E
 
BANNER FORUM-HOME3
 
03 COLUNA
CLIPPING ANPOF
msc-gt

face      YOUTUBE ANPOF

rss      twiiter

Chamada para publicação de artigos - Periódico Héstia

O Periódico Héstia é uma publicação autônoma que tem o propósito de pôr à prova textos autorais de filosofia, estimulando o diálogo entre os seus autores. Assim, para os interessados em participar desse projeto, pedimos atenção ao que segue:

DISPOSIÇÕES GERAIS
O Periódico Héstia se compromete a trabalhar com composições próprias, então esperamos que os textos enviados à publicação não sejam reflexos de um autor ou outro da filosofia, mas que se mostrem como rigorosas experiências de pensamento, exprimindo genuína disposição para com os temas tratados. Esperamos também o máximo de simplicidade, ou seja, que os autores se esforcem na produção de textos limpos e autorreferentes, com linguagem que demonstre o enfrentamento sem escusa do próprio pensamento. Pois simplicidade, nesse contexto, não quer dizer debilidade, mas expressão vigorosa e clara de entendimento, resultado de sólida investigação e de firme exercício da escrita.

Mesmo com a recomendação de que haja esforço na confecção de textos limpos e autorreferentes (evitando-se, por exemplo, citações e referências externas), é possível a relação com filósofos ou obras filosóficas. No entanto, cada filósofo ou obra filosófica em particular deve ser tomado antes como um modelo de formulação, enfrentamento e desenvolvimento de uma questão, e não como a própria questão a ser enfrentada na reflexão. Pensar em compasso com o filósofo, imergir na questão e desenvolvê-la com originalidade pode ser um modo proveitoso de dar início ao exercício filosófico.

Não impomos nenhum tema à revista, os autores estão livres para o que irão cuidar, porém o modo desse cuidado será determinante à publicação: exigimos que ele seja filosófico. Queremos oferecer aos possíveis interessados a abertura necessária para o desempenho livre do pensamento, sem com isso deixar de exigir a contrapartida imprescindível dessa liberdade, isto é, a responsabilidade para com o rigor e acuidade do que é dito (assumindo pessoalmente o que se escreve, sem refúgio nos ditos de outrem), sinais distintivos do modo exigido.
Pedimos que os textos privilegiem não a polêmica contra um autor ou corrente de pensamento, mas o empenho sereno na conquista positiva da exposição filosófica. O foco deverá ser sempre o esclarecimento, o que requer atenção e ofício, e não polêmica de qualquer ordem.

Por fim, cabe dizer que o intuito do Periódico não é apenas o de publicar textos, mas principalmente o de possibilitar o diálogo entre os seus autores, expondo-os entre si, a fim de que se reconheçam e se auxiliem na tarefa que lhes é pertinente. Para isso, no entanto, será preciso que os autores façam mais do que somente enviar textos, será preciso também que interajam com as demais publicações, fazendo do Periódico Héstia a base para um exercício (um estudo) em conjunto.


DA POSSIBILIDADE DO ENVIO DE TRADUÇÃO À PUBLICAÇÃO

Também receberemos traduções que se orientem por esse mesmo horizonte de trabalho, e que expressem um esforço filosófico pela descoberta do conteúdo que está na origem do texto traduzido. Não determinamos aqui de antemão a maneira pela qual isso deva ser feito, pois entendemos que a tradução pode se configurar como filosófica quer pelo modo mesmo pelo qual é executada, quer pelo acréscimo de explicações e reflexões acerca do texto traduzido e a partir dele.

DAS DATAS
O corpo editorial do Periódico Héstia receberá artigos e traduções até o dia 27 de Novembro de 2017.
A publicação do Periódico será eletrônica e acontecerá no primeiro trimestre de 2018, através do site www.periodicohestia.org .

 

DO ENVIO DOS TEXTOS
Os textos deverão ser enviados em formato *.doc ao e-mail: periodicohestia@gmail.com

Assim que a corpo editorial visualizar o arquivo, acusará o seu recebimento. O texto então será repassado a dois membros do Periódico, que o irão ler com o intuito de iniciar uma

conversa com o respectivo autor.

DA ACEITAÇÃO OU NÃO DOS TEXTOS À PUBLICAÇÃO
Os textos que estiverem afinados com as disposições deste edital serão aceitos à publicação, enquanto que os que não estiverem serão recusados.

DA FORMALIDADE REFERENTE À REDAÇÃO
Máximo de páginas: 30 (trinta) para os artigos; 40 (quarenta) para as traduções.
Mínimo de páginas: não há.
Margens para a escrita: todas 2,5 cm.
Fonte tipográfica: Times New Roman.
Tamanho da fonte: 12 pt.
Espaçamento entre linhas: 1,5.

CONTATO
Em caso de dúvidas relacionadas ao propósito do Periódico Héstia ou ao conteúdo
deste edital, pedimos que entrem em contato através do e-mail: periodicohestia@gmail.com .
Para mais informações, acesse o site www.periodicohestia.org .

 

FaLang translation system by Faboba