AGENDA ANPOF
  • EDITAL DE ADESÃO DE PERIÓDICOS DA ÁREA DE FILOSOFIA AO PORTAL DE PERIÓDICOS ELETRÔNICOS DA ANPOF

    O Prof. Adriano Correia Silva, presidente da Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia, em conformidade com suas atribuições estatutárias, torna público, para conhecimento dos interessados, o Edital de Adesão de Periódicos da Área de Filosofia no Portal de Periódicos Eletrônicos da Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia (http://www.anpof.org/portal/index.php/en/ppe). 

    LEIA MAIS

  • RELATÓRIO DE ATIVIDADES DA DIRETORIA DA ANPOF - 2019/1

    A diretoria da ANPOF tem tomado várias iniciativas visando defender o direito à pesquisa e ao ensino de filosofia em todos os níveis de ensino, em conformidade com os objetivos definidos em seu estatuto. Temos acompanhado de perto o processo inédito de construção coletiva do documento de área junto à coordenação da área de filosofia junto à CAPES e também nos manifestado em defesa do financiamento da pesquisa na área e da manutenção da presença da disciplina filosofia no nível médio de ensino.

    LEIA MAIS

  • FÓRUM DE DEBATES: ANPOF/ ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE FILOSOFIA

    A ANPOF (Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia) é reconhecida pela comunidade filosófica brasileira como sua associação nacional. A entidade surgiu no início dos anos 1980 como uma associação de programas de pós-graduação, a qual não obstante possui dentre suas finalidades básicas – definidas em seu Estatuto Social (2013).

    LEIA MAIS

  • LEVANTAMENTO FEITO PELA ANPOF INDICA BAIXA PRESENÇA DE ENSINO DE MARX NAS PÓS-GRADUAÇÕES EM FILOSOFIA NO BRASIL

    A Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia no Brasil reúne 47 programas em todas as regiões do país. Estes programas oferecem mestrado e/ou doutorado. De acordo com levantamento feito pela instituição, neste semestre apenas 2,3% das disciplinas oferecidas pelos programas são sobre Marx.

    LEIA MAIS

  • NOTA DE REPÚDIO A DECLARAÇÕES DO MINISTRO DA EDUCAÇÃO E DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA SOBRE AS FACULDADES DE HUMANIDADES, NOMEADAMENTE FILOSOFIA E SOCIOLOGIA

    A Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia (ANPOF) e associações abaixo mencionadas repudiam veementemente as falas recentes do atual presidente da república e de seu ministro da educação sobre o ensino e a pesquisa na área de humanidades, especificamente em filosofia e sociologia.

    LEIA MAIS

  • Coordenações da graduação e pós-graduação em Filosofia da Universidade Estadual do Vale do Aracaú se manifestam contra a fala do Ministro da Educação

    Na última segunda-feira (8/4) o jornalista Josias de Souza divulgou em seu blog no portal UOL uma fala do Ministro da Educação recém-empossado, Abraham Weintraub, em que diz que as universidades nordestinas não deveriam ensinar filosofia, mas priorizar o ensino de agronomia. Ao que tudo indica, a fala do ministro é de setembro do ano passado, mas ganhou repercussão agora em razão da posição que ora ocupa, numa Pasta central para o país. Nem por isso deixa de ser, ao mesmo tempo, revoltante e compreensível.

    LEIA MAIS

  • DOCUMENTO APRESENTA DIRETRIZES PARA PREVENIR E COMBATER ASSÉDIO MORAL E SEXUAL NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA

     No último dia 12 de dezembro estiveram reunidos em Brasília os coordenadores de área de Filosofia junto à CAPES, oscoordenadores e coordenadoras dos Programas de Pós-Graduação em Filosofia e o Presidente da ANPOF. 

    LEIA MAIS

  • MOÇÃO DE REPÚDIO GT HEGEL 

    O Gt Hegel, na reunião realizada em 25 de outubro de 2018, no XVIII Encontro Nacional da Anpof, após ampla discussão, aprovou que se emitisse uma moção de repúdio às atitudes racistas ocorridas durante as atividades do GT

    LEIA MAIS

  • Divulgação do Prêmio ANPOF de melhor Dissertação e Tese 

    O XVIII Encontro Anpof foi encerrado na sexta-feira (26) com anúncio da nova chapa e divulgação dos vencedores do Prêmio Anpof.

    LEIA MAIS

banner quadrado periodicos 2019 E
 
BANNER FORUM-HOME3
 
03 COLUNA
CLIPPING ANPOF
msc-gt

face      YOUTUBE ANPOF

rss      twiiter

Chamada de artigos Revista Open Theology, número especial sobre: Religião na América Latina: Perspectivas teológicas e filosóficas

Open Theology" (http://www.degruyter.com/view/j/opth)  invites submissions for the topical issue “Religion in Latin America: Theological and Philosophical Perspectives,” edited by Charles Taliaferro (St. Olaf College, USA),Marciano Adilio Spica (State University of Midwest of Parana, Brazil), and Agnaldo Cuoco Portugal (University of Brasilia, Brazil).

DESCRIPTION

The aim of this topical issue is to present a panorama of the theological and philosophical reflections on religiosity in Latin America.
The influence of churches and religions on the daily lives of the people of Latin America cannot be denied. In the same way, the great variety of religious and spiritual manifestations cannot be denied. In Latin America, in addition to the Christian majority, we find religions of African origin, religions of Native Americans, Judaism, Islam, Spiritism among others. This diversity cannot be taken as only a variety of dispersed groups that never dialogue. In many cases, we find extremely syncretic religious expressions that involve elements of various religions in order to create a new and rich expression of faith. Given this diversity, it is almost impossible to make a complete map of religiosity in Latin America. But what we are proposing with this topical issue is to advance some theological and philosophical discussions, in order to present a little of this Latin American religious variety and the challenges it brings.


Among the topics we seek to explore are:
  • Religious identity in Latin America;
  • Theology of liberation;
  • Religious syncretism in Latin America;
  • Religious pluralism in Latin America;
  • Religion and Latin American values;
  • Religion and public life in Latin America.
FaLang translation system by Faboba