AGENDA ANPOF
  • EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA ELEIÇÃO DA DIRETORIA DA ANPOF -

    GESTÃO 2021-2022

    Pelopresenteedital,fica a comunidade representada pelaANPOFASSOCIAÇÃONACIONALDEPÓS-GRADUAÇÃOEMFILOSOFIAconvocadaparainscriçãodechapasqueconcorrerãoàseleiçõespara anovaDiretoriadaANPOF(Gestão2021/2022),deacordocomasnormasprevistasnoEstatuto da ANPOF (http://www.anpof.org/portal/images/Documentos/Estatuto_Social_-_ANPOF_2013.pdf) e o disposto no presente edital.

    LEIA MAIS

  • DIVULGADOS TRABALHOS INDICADOS AO PRÊMIO ANPOF E PRÊMIO FILÓSOFAS

    Teses e dissertações em Filosofia têm a possibilidade de serem reconhecidas por meio de dois prêmios da área, neste ano: o prêmio Anpof e, pela primeira vez, o prêmio Filósofas. A Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia recebeu indicação de 27 dissertações e 17 teses defendidas em 2020. Em um trabalho de parceria, a Anpof e a Rede Brasileira de Mulheres Filósofas lançaram o Prêmio Filósofas neste ano, que recebeu indicação de 33 dissertações e 18 teses de mulheres defendidas entre 2017 e 2020. Todos os trabalhos foram indicados pelas coordenações dos Programas de Pós-graduação em Filosofia associados.

    LEIA MAIS

  • EDITAL DO PRÊMIO ANPOF 2020

    É com grande satisfação que damos início ao processo de inscrições para a edição 2020 do Prêmio ANPOF de melhor dissertação e de melhor tese defendidas nos Programas de Pós-Graduação em Filosofia do Brasil. Esta é uma grande oportunidade para prestigiarmos nossos melhores trabalhos acadêmicos e divulgarmos nossa produção filosófica.

    LEIA MAIS

  • PRÊMIO FILÓSOFAS

    Rede Brasileira de Mulheres Filósofas e a Diretoria da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF) tornam pública a edição 2020 do Prêmio Filósofas de Distinção Acadêmica em Mestrado e Doutorado, referente a dissertações e teses defendidas entre 2017 e 2020. 

    LEIA MAIS

  • ADIAMENTO DO XIX ENCONTRO NACIONAL DA ANPOF - INSCRIÇÕES SUSPENSAS

    A diretoria da Anpof, após consulta aos Programas de Pós-graduação em Filosofia, comunica o adiamento do XIX Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF, devido à pandemia do novo coronavírus.

    LEIA MAIS

  • INSCRIÇÕES E SUBMISSÕES SUSPENSAS E CONSULTA À COMUNIDADE SOBRE O XIX ENCONTRO ANPOF

    Considerando os desdobramentos da pandemia em nosso país e o cenário de dificuldades nos países que já passaram pelo momento crítico da COVID-19, a diretoria da Anpof e a comissão organizadora do XIX Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF definiram por suspender a partir de hoje as inscrições e as submissões para o encontro e consultar a comunidade sobre os encaminhamentos futuros.

    LEIA MAIS

  • NOTA - XIX ENCONTRO ANPOF E A PANDEMIA PROVOCADA PELO CORONAVÍRUS 

    Estamos acompanhando com profunda atenção os desdobramentos da pandemia provocada pelo coronavírus em nosso país. Os eventos acadêmicos previstos para o 1º semestre têm se mostrado inviáveis, considerando as previsões das autoridades competentes e os acontecimentos nos países onde a pandemia encontra-se em seu ápice como a Itália, e em declínio, como a China. Hoje mesmo foi suspensa a 72ª Reunião Anual da SBPC, prevista para ocorrer entre 12 e 18 de julho na UFRN, em Natal.

    LEIA MAIS

  • APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO DO XVIII ENCONTRO NACIONAL DE FILOSOFIA DA ANPOF

    O XVIII Encontro Nacional da ANPOF foi realizado em outubro de 2018 na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em Vitória/ES, e contou com mais de 2 mil participantes com suas respectivas apresentações de pesquisa, tanto nos Grupos de Trabalho da ANPOF quanto em Sessões Temáticas.

    LEIA MAIS

banner quadrado periodicos 2019 E
 
BANNER FORUM-HOME3
 
03 COLUNA
CLIPPING ANPOF
msc-gt

face      YOUTUBE ANPOF

rss      twiiter

Revista Limiar Chamada: Caminhos do pensar em imagens de Proust

 

vitral proust 1
 
O ato de pensar tem caminhos múltiplos. Não obstante, a tradição filosófica, ao menos na sua vertente dominante, postulou o pensamento racional, ancorado no conceito, como o único apto a conduzir à verdade, a traduzir a natureza do ser, a desvendar o homem. Sob esse registro, outras formas de saber, relegadas à condição de representações e interpretações secundárias, porque de um modo ou de outro conectadas com a percepção e com a fantasia, não poderiam jamais alcançar o estatuto de conhecimento verdadeiro.
 
O instrumental nelas dominante deslegitimaria tal pretensão: a imagem. No entanto, ao ponderar sobre o modo pelo qual conceitos e imagens são engendrados e invadem não apenas o mundo das representações, mas a própria história dos homens, inscrevendo-se em suas ações, unindo o pensamento e a vida, reconhecemos que tanto o exercício da abstração - dominante na filosofia e na ciência, quanto o esforço criador da imaginação – prevalente nos mitos, na arte, na literatura - resultam de uma atividade pensante e de processos mnemônicos. Daí decorre que, sem que se minimizem as diferenças entre essas instâncias, elas se encontram enquanto resultantes de uma elaboração de pensamento que produz sentidos, tece interpretações, desvela faces ocultas do ser, do real, da condição humana. Para além disso, poderíamos ainda postular que determinadas realidades, como aquelas fugidias, múltiplas e mais intensamente vivas deixam-se capturar antes por um pensamento que se nutre da imaginação do que por aquele que não logra transcender as cercanias da lógica. Nesse caso, o pensar que nos aproximaria com mais rigor e eficácia de uma possível verdade seria antes aquele substancialmente imagético, produzido pela arte e pela literatura, por exemplo, do que o pensamento conceitual. Entre os autores que poderíamos mobilizar para fundamentar o poder revelador e critico da imagem encontramos Marcel Proust.

Orgs. Rita Paiva e Francisco Pinheiro Machado
Novo prazo para submissão: 15 de maio de 2018 
Informação - submissão: paiva.rt@terra.com.br | fapmachado@unifesp.br
FaLang translation system by Faboba