AGENDA ANPOF
  • DOCUMENTO APRESENTA DIRETRIZES PARA PREVENIR E COMBATER ASSÉDIO MORAL E SEXUAL NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA

     No último dia 12 de dezembro estiveram reunidos em Brasília os coordenadores de área de Filosofia junto à CAPES, oscoordenadores e coordenadoras dos Programas de Pós-Graduação em Filosofia e o Presidente da ANPOF. 

    LEIA MAIS

  • NOTA DE SOLIDARIEDADE E APOIO AOS PROFESSORES E ALUNOS DO CURSO DE FILOSOFIA DA UECE 

    A Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia (ANPOF) manifesta sua irrestrita solidariedade aos professores e estudantes do curso de Filosofia da Universidade Estadual do Ceará. Eles são alvo de denúncia apresentada ao Ministério Público Federal na qual há uma acusação de haver “organização de polícia ideológica” e “ação antifascista” na Universidade, especialmente no curso de Filosofia.

    LEIA MAIS

  • NOTA DE ESCLARECIMENTO À COMUNIDADE FILOSÓFICA 

    Graças à indicação de Ricardo Vélez-Rodríguez para ocupar o cargo de Ministro de Educação no governo de Jair Bolsonaro, foi ressuscitado um antigo texto dele de 2009, intitulado Quem tem medo da filosofia brasileira?

    LEIA MAIS

  • MOÇÃO DE REPÚDIO GT HEGEL 

    O Gt Hegel, na reunião realizada em 25 de outubro de 2018, no XVIII Encontro Nacional da Anpof, após ampla discussão, aprovou que se emitisse uma moção de repúdio às atitudes racistas ocorridas durante as atividades do GT

    LEIA MAIS

  • PRAZO DE SUBMISSÃO DE TEXTOS PRORROGADO ATÉ 23/12 

    Para submeter o texto é importante não estar com status pendente. Caso o pagamento da inscrição tenha sido feito com recursos próprios ou via nota de empenho e ainda encontre-se pendente...

    LEIA MAIS

  • Certificados 

    Os certificados referentes ao XVIII Encontro Nacional da Anpof e IV Encontro Anpof Ensino Médio serão enviados por e-mail até o dia 05/11.

  • Divulgação do Prêmio ANPOF de melhor Dissertação e Tese 

    O XVIII Encontro Anpof foi encerrado na sexta-feira (26) com anúncio da nova chapa e divulgação dos vencedores do Prêmio Anpof.

    LEIA MAIS

  • Carta de Vitória

    A poucos dias das eleições que definirão o próximo presidente da República, a Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia publica carta em defesa da legalidade democrática. Mais de 2 mil pesquisadores se encontram reunidos em Vitória durante XVIII encontro da associação e ali elaboraram documento que reitera a importância de preservar valores e práticas culturais, éticas e políticas comprometidas com a defesa da dignidade da pessoa humana.

    LEIA MAIS

  • Edital Eleição Diretoria 2018

     

    EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA ELEIÇÃO DA DIRETORIA DA ANPOF – 2019/2020 Pelo presente edital, fica a comunidade representada pela ANPOF – ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA convocada para inscrição de chapas que concorrerão às eleições para a nova Diretoria da ANPOF (Gestão 2019/2020), de acordo com as normas previstas no Estatuto (http://www.anpof.org/portal/images/Documentos/Estatuto_Social_-_ANPOF_2013.pdf) e o disposto no presente edital.

    LEIA MAIS

  • XVIII ENCONTRO ANPOF
BANNER FORUM-HOME3
 
03 COLUNA
CLIPPING ANPOF
msc-gt

face      YOUTUBE ANPOF

rss      twiiter

Prêmio ANPOF 2006-2007

Melhor Tese de Doutorado

"O Debate entre deontologismo e conseqüencialismo. Uma proposta de esclarecimento a partir de Kant e Rawls", de Antonio Frederico Saturnino Braga, sob orientação de Luiz Bernardo Leite Araújo. Tese defendida no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UERJ.

 

Melhor Dissertação de Mestrado

"O estatuto do discurso filosófico no Tractatus de Wittgenstein", de Guilherme Ghizoni da Silva, sob orientação de Eduardo Salles Barra. Dissertação defendida no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFPR.

 

Menções Honrosas para Teses

"Mundo e Acosmismo na Obra de Hannah Arendt", de Rodrigo Ribeiro Alves Neto, sob a orientação de Eduardo Jardim de Moraes. Tese defendida no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUC-Rio.

"O Princípio da Diferença e uma Alternativa", de Fernando Luís Schüler, sob a orientação de Nelson Fernando Boeira. Tese defendida no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFRGS

"Existencialismo e marxismo: a filosofia de Sartre entre a liberdade e a história", de Luciano Donizetti da Silva, sob a orientação de Bento Prado de Almeida Ferraz Júnior. Tese defendida no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFPR

 

Menções Honrosas para Dissertações

"Do Enigma de Frege à Teoria da Referência Direta: um estudo sobre proposições e atitudes", de Thiago Neuenschwander Galery, sob a orientação de Ernesto Perini Frizzera da Mota Santos. Dissertação defendida no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFMG.

"A ciência da Metafísica de Aristóteles", de Eduardo Isdra Záchia, sob orientação de Balthazar Barboza Filho. Dissertação defendida no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFRGS.

"O Problema da Apreensão dos Princípios no Livro II dos Segundos Analíticos de Aristóteles", de Carlos Alexandre Terra, sob orientação de Lucas Angioni. Dissertação defendida no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Unicamp.

 

Comissão de Avaliação


Adriano Naves de Brito (Unisinos)


Alfredo Carlos Storck (UFRGS)


Antônio Edmilson Paschoal (PUC-PR)


Delamar José Volpato Dutra (UFSC)


Helder Buenos Aires de Carvalho (UFPI)


Helton Machado Adverse (UFMG)


João Vergílio Gallerani Cutter (USP)


Moacyr Ayres Novaes Filho (USP)


Olímpio José Pimenta Neto (UFOP)


Pedro Costa Rego (PPGLM-UFRJ)

 

FaLang translation system by Faboba