Lançamento de livro: "Michel Foucault e as insurreições: é inútil revoltar-se?"

20643416 303489753447338 6327263443199695437 o

Margareth Rago, Sílvio Gallo (orgs.)

O X Colóquio Internacional Michel Foucault, realizado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) entre 24 e 27 de outubro de 2016, teve como proposta de reflexão as revoltas, as resistências e as insurreições na filosofia desse pensador. Procurou discutir a dimensão da liberdade, da desobediência e das lutas em suas reflexões, na contramão das leituras simplificadoras, para não dizer ressentidas, que se satisfazem em enquadrar sua filosofia como antiemancipacionista, isto é, como incapaz de fornecer saídas, a despeito das brilhantes análises sobre o exercício do poder na vida cotidiana.

Assim, este livro, organizado a partir de um conjunto de textos especialmente escritos para o evento e devidamente revistos por seus respectivos autores, nos apresenta um amplo panorama do pensamento de Michel Foucault e derivações dele para pensar nossas questões contemporâneas.

“Ninguém tem o direito de dizer: ‘Revoltem-se por mim, trata-se da libertação final de todo homem.’ Mas não concordo com aquele que dissesse: ‘Inútil se insurgir, sempre será a mesma coisa’. Não se impõe a lei a quem arrisca sua vida diante de um poder. Há ou não motivo para se revoltar? Deixemos aberta a questão. Insurge-se, é um fato; é por isso que a subjetividade (não a dos grandes homens, mas a de qualquer um) se introduz na história e lhe dá seu alento.”

“É inútil revoltar-se?” Michel FoucaultLorem

Margareth Rago, Sílvio Gallo (orgs.) . Acácio Augusto . Alexandre Filordi de Carvalho . Alexandre Simão de Freitas . Alfredo Veiga-Neto . Edson Passetti . Rosimeri de Oliveira Dias . José Luis Câmara Leme . Peter Pál Pelbart . Priscila Piazentini Vieira . Diogo Sardinha . Ernani Chaves . Oswaldo Giacoia Junior . Marcelo Hoffman . Márcio Alves da Fonseca . Salma Tannus Muchail . Tony Hara . Vera Portocarrero . Yolanda Gloria Gamboa Muñoz . Cesar Candiotto . Cleudemar Alves Fernandes . Cristiane Maria Marinho . Denise Bernuzzi de Sant’Anna . Haroldo de Resende . Maura Corcini Lopes . Pedro de Souza . Salete Oliveira . Sílvio Gallo . Ana Carolina Arruda de Toledo Murgel . Luana Saturnino Tvardovskas . Margaret A. Mclaren . Margareth Rago . Marilda Ionta

http://www.intermeioscultural.com.br/michel-foucault-e-as-insurreies--in

FaLang translation system by Faboba