Revista DIAPHONIA

É com grata satisfação e alegria que lançamos, agora, o n°2/2015,  da Revista DIAPHONIA do Curso de Filosofia da UNIOESTE [http://e-revista.unioeste.br/index.php/diaphonia/issue/current]. Não é demais lembrar, em primeiro lugar, que trata-se da primeira Revista da Instituição com um caráter diferenciado, ou seja, que busca suprir uma demanda reprimida representada pelos acadêmicos graduandos. Como se sabe, os nossos periódicos são, majoritariamente, destinados a outro público: o da pós-graduação e a dos pesquisadores com formação verticalizada. O apoio a iniciativas como esta ainda &eacute ;, surpreendentemente, tímido ou apático, embora que, ao mesmo tempo, no país, observa-se cada vez mais um crescimento significativo da produção discente da graduação (seja via iniciação científica, seja por meio de programas de formação como PET, PIBID, entre outros) Objetivamente falando, há um diminuto espaço institucional para isso, com, é claro, raras exceções. Em segundo lugar, a criação da DIAPHONIA [ISSN 2446-7413] nasce de uma retomada de um antigo projeto quando da implantação do Programa PET de Filosofia na Universidade em 1992, que foram os Cadernos de Estudos Petianos levado a termo pelo segundo tutor do Programa, o colega Pedro Gambim. Esses Cadernos contaram então com 3 edições. Em 2010, o terceiro tutor, Prof. César A. Battisti organizou um livro em co-parceria entre a Edunioeste e a Edunijuí, Às voltas com a questão do sujeito. Tal experiência buscou reunir um número significativo de pesquisadores que direta ou indiretamente tem colaborado com o Programa. Ao assumir a tutoria em 2010, o professor Wilson A. Frezzatti deu sequência às tratativas no sentido de realimentar a ideia de criação de uma Revista. 

É com esse espírito que a Revista, embora seja coordenada pelo PET, se torna, antes de tudo, e, de fato, um projeto dos discentes graduandos do Curso. Mais que isso: ela não se contenta em ser apenas uma proposta doméstica, endógena, mas plural, interdisciplinar e, sobretudo, interinstitucional.  

A Revista segue, pois, aberta e fixa como prazo pra recepção de colaborações para o próximo número, a data de 01 de março de 2016! As colaborações podem ser enviadas, via cadastro, no próprio sistema: http://e-revista.unioeste.br/index.php/diaphonia/

Contamos com vossa estimada contribuição,

A todos, boa leitura,

Prof. Dr. Claudinei Aparecido de Freitas da Silva
Tutor do PET/Filosofia da UNIOESTE
FaLang translation system by Faboba