09/06/2021

"Ateísmos contemporâneos: o Tratado de ateologia de Michel Onfray"

Universidade Federal do ABC (UFABC)

UFABC | PROEC | CURSO DE EXTENSÃO

"Ateísmos contemporâneos: o Tratado de ateologia de Michel Onfray"

Professor-responsável: Prof. Dr. Paulo Jonas de Lima Piva, CCNH-UFABC

Resumo: No início dos anos 2000 muito se falou sobre um "novo ateísmo", mais exatamente, sobre uma onda "neoateísta" que estaria invadindo o mercado editorial e inflamando os afetos do debate público nos Estados Unidos e na Europa. No mundo anglo-saxão, Richard Dawkins, Christopher Hitchens e Daniel Dennet se destacaram como uma espécie de renascentistas desse modo não religioso de interpretar a realidade.

Deus, um delírio, do biólogo Richard Dawkins, por exemplo, lançado em 2006, tornou-se um fenômeno de vendas e de repercussão, sobretudo nos Estados Unidos, e em seguida também no Brasil. Entretanto, um ano antes, na França, um livro e um filósofo já tinham causado um impacto semelhante em termos de vendas e de opinião pública com a mesma temática: o Tratado de ateologia: física da metafísica, de Michel Onfray. É sobre esse livro de Michel Onfray, exclusivamente, com sua crítica radical à ideia de divindade, às doutrinas dos três principais monoteísmos hegemônicos no mundo, à moral de inspiração religiosa e aos desdobramentos ideológicos e políticos do fundamentalismo da fé, que trata este curso.


Metodologia: Aulas expositivas, realizadas de forma remota, no modo síncrono mais precisamente, em encontros semanais, noturnos, de duas horas, tendo como objeto de estudo, análise e reflexão o livro Tratado de ateologia: física da metafísica, de Michel Onfray.

Objetivos Gerais: Este curso é parte e início de um projeto mais amplo de cursos de extensão sobre os ateísmos contemporâneos, sobre suas convergências, dessemelhanças e singularidades. Este curso em específico dedica-se ao estudo minucioso e rigoroso, capítulo a capítulo, dos conceitos, dos diagnósticos, das críticas, dos argumentos e dos propósitos do Tratado de ateologia: física da metafísica, de Michel Onfray.

Carga Horária: 20 horas

Número de Vagas: 50

Período: De 9 de junho a 11 de agosto de 2021

Horário: Quartas-feiras, das 18 às 20h

Inscrições: SIGAA, https://proec.ufabc.edu.br/cursos/cursos-de-extensao

Programa:
Junho
- 09: Michel Onfray corpo e pensamento
- 16: Tratado de ateologia: epígrafe, prefácio e introdução
- 23: Primeira parte, ateologia
- 30: Primeira parte, ateologia

Julho
- 07: Segunda parte, monoteísmos
- 14: Segunda parte, monoteísmos
- 21: Terceira parte, cristianismo
- 28: Terceira parte, cristianismo

Agosto:
- 04: Quarta parte, teocracia
- 11: Quarta parte, teocracia, e a bibliografia sobre o ateísmo

Contato: paulo.piva@ufabc.edu.br

Link: https://proec.ufabc.edu.br/cursos/cursos-de-extensao