05/09/2022

18° Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia (SNHCT)

Universidade de São Paulo

18° Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia (SNHCT) - 2022

Estão abertas até 01 de maio as inscrições de trabalhos em Simpósios Temáticos do 18° SNHCT, que será organizado de 5 a 9 de setembro de 2022 no Departamento de História, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) - USP.

Para a lista dos simpósios e outras informações, veja em:

https://www.even3.com.br/18snhct/

Podem apresentar Comunicações Orais mestrandos, doutorandos, mestres ou doutores. Alunos de iniciação científica, nível médio e/ou graduação podem participar na modalidade Poster, além de inscrições na modalidade ouvinte. 

Promovido regularmente desde 1986 pela Sociedade Brasileira de História da Ciência (SBHC), o SNHCT é o mais antigo e maior evento nacional da área, congregando pesquisadores de diversas origens e especialidades. Tomando como ponto de partida as celebrações do bicentenário da independência, as conferências e mesas redondas do SNHCT terão como eixo central as ciências na história do Brasil nesses 200 anos. 

As mesas redondas programas terão os seguintes temas: 

1) Pandemias e Vacinas; 

2) História da Ciência e da tecnologia em tempos digitais; 

3) Ciência, Políticas raciais e Desigualdades no Brasil. 

Minicursos:

1) História da Ciência e ensino: discutindo fronteiras, com Andreia Guerra de Moraes (CEFET/RJ), Thiago Peron (IF Sudeste MG);

2) Estudos sociais da ciência e da tecnologia em tempos de emergências e negacionismos, com Simone Kropf (FIOCRUZ-RJ), Luiz Alves Araújo Neto (FIOCRUZ-RJ), Ede Conceição Bispo Cerqueira (FIOCRUZ-RJ), Thiago da Costa Lopes (FIOCRUZ-RJ)

3) Acervos e fontes para a história da saúde em São Paulo, com Márcia Regina Barros da Silva (USP), Isabella Bonaventura (USP), Henrique Sugahara Francisco (USP).

Link: https://www.even3.com.br/18snhct/