08/07/2021

22nd convention of the Media Ecology Association

PUC-Rio (O evento será interiamente online)

A ASSOCIAÇÃO DE ECOLOGIA DAS MÍDIAS (MEA) convida para a submissão de resumos de artigos e propostas de painéis e trabalhos para apresentação em sua 22ª convenção anual, que será realizada de 8 a 11 de julho de 2021. À luz dos efeitos da pandemia na saúde e nas viagens, a hospedagem presencial do encontro na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil, foi adiada até 2022, e mais uma vez a convenção será realizada on-line via Zoom. O prazo final para apresentação de propostas é 15 de fevereiro de 2021.

O Encontro Anual da MEA oferece uma oportunidade para a comunidade de acadêmicos/as, educadores/as, profissionais, ativistas sociais e artistas trocarem experiências e ideias em um ambiente amigável. Os trabalhos apresentados nos congressos da MEA abordam uma ampla diversidade de tópicos. Serão aceitas propostas que explorem abordagens ecológicas das mídias de diferentes disciplinas e campos de conhecimento e práticas sociais. As propostas podem ser apresentadas em forma de artigos, painéis temáticos, mesas redondas, projetos criativos, performances e outras propostas. 

A Ecologia das Mídias busca compreender que consequências a introdução de tecnologias produzem nas sociedades humanas. Assim, a área tem profunda conexão com a Filosofia desde suas raízes. O diálogo Fedro, de Platão, é um dos primeiros textos a abordar essas questões, quando Sócrates e o jovem Fedro discutem os efeitos da escrita na arte da retórica. Em comparação à fala do orador, que tipo de convencimento um texto escrito pode causa na audiência? Na contemporaneidade, nomes como Heidegger, Arendt e Foucault também apresentam teorias relevantes para a Ecologia das Mídias, e a conexão com a filosofia vem se estreitando ainda mais no século XXI. O problema das Fake News, o transumanismo, os algoritmos, a vigilância digital, a pandemia e muitos outros temas são assuntos que ambas as áreas têm investigado em nossos tempos. 

Embora as submissões possam explorar qualquer tópico de interesse para a ecologia das mídias, foi escolhido um tema geral para o congresso, com o objetivo de gerar mais debates envolvendo múltiplas perspectivas: Futuros Distópicos: Ecologia das Mídias na sociedade do algoritmo. As propostas não precisam abordar o tema, mas são convidadas a fazê-lo. Há, também, uma lista de subtemas de interesse para o evento: 

- Notícias falsas e mídias sociais: colapso discursivo e consequências políticas
- Robôs e transumanismo
- Mídias algorítmicas: mineração de dados, modelagem de subjetividade e tomada de decisão 
- Big Data, machine learning, Inteligência Artificial e sociedade
- Limites do desenvolvimento da IA: é razoável falar sobre uma aquisição de IA?
- Filmes e literatura: mapeando diferentes tipos de distopias
- Pandemias, crise econômica, mudanças climáticas irreversíveis e outros desastres: e agora?
- Alguma nova (e melhor) ordem mundial no horizonte? É possível evitar a distopia?
- A regulamentação das mídias ainda é possível? Em que sentido e por quais meios?
- Discurso e educação na era da hegemonia tecnológica
- Política, saúde, cidadania e mídias
- Desinformação, censura e propaganda
- Crazy Talk Stupid Talk e as mídias digitais
- Oralidade e Letramento Digital em um mundo distópico
- Arte, tecnologia e legado cultural
- Estudos de utopia, distopia e ecologia das mídias

O Call For Papers completo está disponível no site da Media Ecology Association (MEA): https://www.media-ecology.org/2021-Convention-CFP 

Perguntas e dúvidas diversas podem ser enviadas para: MEA2021Convention@gmail.com

Sigam a página do evento no Instagram: https://www.instagram.com/mea2021rio/ 

https://www.media-ecology.org/2021-Convention-CFP

Link: https://www.media-ecology.org/2021-Convention-CFP