01/10/2019

8º Congresso da ABFR - A Religião na Esfera Pública

Ouro Preto - MG

E-mail de Contato do Evento

filosofiadareligiao@hotmail.com

Descrição Resumida


As questões filosóficas sobre a religião podem ser divididas em dois grupos. Podemos perguntar, por exemplo, qual seria a natureza divina, se Deus realmente existe, quais seriam as razões para acreditar na sua existência, se há vida depois da morte e razões para acreditar em milagres. Essas são questões importantes e interessantes sobre crenças religiosas particulares e são elas que usualmente aparecem nos livros introdutórios de filosofia da religião. Mas há ainda um segundo grupo de questões que dizem respeito ao papel da religião no debate público sobre as artes, o ensino das ciências e a pesquisa científica, o uso de tecnologias para prolongar e alterar a vida humana, a implementação de políticas sociais e de saúde pública, etc. As questões desse segundo grupo não são menos interessantes e importantes do que as do primeiro, e a cena cultural e política contemporânea, com a acentuação das diferenças entre os valores e as visões de mundo ou cosmovisões religiosas e não religiosas, torna urgente a reflexão filosófica aprofundada sobre o papel da religião na esfera pública.


Convidamos os membros da Associação Brasileira de Filosofia da Religião (ABFR) e toda comunidade acadêmica para debater o papel da religião na esfera pública no próximo Congresso da ABFR, que será realizado na cidade de Ouro Preto nos dias 01 a 04 de outubro de 2019. Os eixos temáticos são os seguintes:


1. Religião, Ciência e Tecnologia
2. Religião, Política e Moralidade
3. Religião, Arte, História e Cultura


Resumos podem ser escritos em português, espanhol ou inglês, devem conter um mínimo de 250 e um máximo de 500 palavras e devem incluir o título do trabalho, o nome do autor, bem como o título acadêmico mais alto deste e a instituição da qual faz parte, além de e-mail para correspondência, especificar o eixo temático do trabalho e conter indicação bibliográfica.

Dúvidas relacionadas aos temas do congresso, sobre a cidade de Ouro Preto, alimentação e hospedagem podem ser enviadas para o mesmo e-mail da inscrição: .

Comissão Organizadora do 8° Congresso da ABFR