30/09/2021

Cinemaromba debate: Princesa Mononoke

YouTube e Twitch

O que é a natureza? Qual o tipo de relação que devemos ter com ela? Seria ela mesma um organismo vivo da qual somos parte? Quais os efeitos de um consumo desefreado de seus recursos - para ela e para nós mesmos? Essas e outras perguntas parecem ser colocadas por "Princesa Mononoke" (1997, dir.: Hayao Miyazaki) a partir de elementos da mitologia japonesa. Convidamos a todes para vir debater com a gente ao vivo no dia 30/09, a partir das 19h30min, nos nossos canais da Twitch e do Youtube!

O Cinemaromba é um projeto independente que discute filosofia através de filmes de ação, especialmente dos anos 80 e 90. A ideia é partir de filmes que, à primeira vista, não carregam interesse filosófico algum, e se perguntar se é possível que eles apresentem problemas de filosofia (e não que sirvam meramente de ilustrações para teorias). A partir disso, o projeto se propõe a fazer uma conexão entre filmes da cultura de massa e a filosofia (enquanto um pensamento reflexivo, que vai além do senso comum das massas).

 

O Cinemaromba é um projeto criado pelos doutores em filosofia pela UFRGS Marloren Lopes Miranda e Rafael Bittencourt Santos, e pelos doutorandos em filosofia, também pela UFRGS, Gil Moraes Monti, Nykolas Friedrich Motta e Thaiani R. Wagner.

Instagram: instagram.com/cinemaromba

Twitter: twitter.com/cinemaromba

Twitch: twitch.tv/cinemaromba

Youtube:https://www.youtube.com/channel/UCN32gNPjq4WlXzT6sTXvrEQ

Link: https://www.youtube.com/watch?v=bJf-ye_QAnA