16/11/2020

Curso As Pensadoras Latinoamericanas

Google Meet

Escola As Pensadoras lança primeira edição do curso As Pensadoras Latinoamericanas

 

O pensamento decolonial e feminista de mulheres latinoamericanas ganha protagonismo na agenda de novembro e dezembro da Escola As Pensadoras. Rosaria Castellanos, Glória Anzaldúa, Ivone Gebara, Julieta Predes e Emma Chirix são os nomes que serão estudados no curso que acontecerá em cinco encontros entre 16 de novembro e 17 de dezembro. As aulas acontecem virtualmente e haverá duas turmas: a primeira se encontrará às terças-feiras, das 18h30 às 20h30, e a segunda às quintas-feiras, das 8h30 às 10h30. As aulas ficam disponíveis no classroom por 30 dias após o término do curso. As taxas de inscrição custam $5 para estudantes e R$110 para profissionais. São oferecidos certificados de participação e memória com material, ao final do curso. 

 

A aula inaugural acontece no dia 16 de novembro, às 18 horas, e é aberta ao público, com transmissão ao vivo no canal do YouTube da Escola As Pensadoras. O tema da conferência será "Mulheres indígenas e a colonização" e será conduzida por três pensadoras indígenas. Ana Manoela Karipuna (UFPA) falará sobre “as palavras e os ensinamentos das ancestrais; Edilaise Nita Tuxá (Articulação Brasileira de Indígena Psicólogos(as) - ABIPSI) fará uma fala sobre “indígena subjetivando em diferente contextos. Já o tema da fala de Braulina Aurora Baniwa (PPGAS) será “do território às universidades: indígenas  mulheres no transitar do saber”. 

 

O curso

 

Para esta primeira edição do curso, foram selecionadas intelectuais dos séculos XIX e XX que colocam no centro de suas reflexões a periferia. Com discussões pautadas na Filosofia, na História, na Teoria Política, nas Ciências Sociais e na Educação, essas pensadoras contribuíram e contribuem para o aprofundamento de questões éticas, políticas e educacionais diretamente relacionadas à luta pela igualdade de gênero. raça, classe e de lugar como humanos no território do globo. O curso abordará de modo detalhado o pensamento e a luta de cada uma destas pensadoras e promoverá discussões sobres as ideologias feministas nos contextos em que cada uma delas aparece.

A professora Dra. Viviane Bagiotto Botton (UERJ) é quem coordena o curso e indica a importância de haver um curso dedicado ao pensamento de latinas. “É preciso lermos mais mulheres e principalmente pensarmos com aquelas que compartilham conosco a experiência de viver em nossos territórios, de falar nossas línguas, de comer nossas comidas, de lutar as nossas lutas”, comenta. As professoras que compartilham o curso com Viviane são Dra. Lia Pinheiro Barbosa (UECE), Dra. Miriam Adelman (UFPR), Dra. Marina Costin Fuser (PUC-SP),  Dra. Nivia Ivette Núñez de la Paz (UNINI) e Dra. Lia Pinheiro Barbosa: (UECE). 

O curso, que tem nível básico e introdutório,, é uma oportunidade não apenas para mulheres que estão afastadas do ambiente acadêmico, assim como aquelas que estão dentro da universidade, mas ainda assim não têm acesso ao pensamento de mulheres latino americanas. “Nas graduações e pós-graduações em áreas de humanas no Brasil a abordagem do pensamento latinoamericano é quase nula e frequentemente menosprezada e acusada de falta de universalismo, de tal modo que as pensadoras latinoamericanas ficam ainda mais apagadas e ausentes já que além de serem daqui são mulheres”, comenta a coordenadora do curso. Ela indica, ainda, que mesmo algumas dessas pensadoras tendo sido premiadas e consagradas em seus países de origem, continuam sem tradução para o português, ficando assim relegadas aos poucos estudos especializados e ao público erudito que lê e fala o espanhol.

A Escola

A Escola A Escola As Pensadoras é estruturada virtualmente e tem como objetivo oferecer formação feminista e estabelecer o diálogo interdisciplinar e promover a formação de pensamento emancipatório. Para isso, apresenta uma agenda democrática de cursos de curta, média e longa duração. Os cursos são encabeçados por um corpo docente qualificado e representativo, advindo de todos os lugares do país, de Universidades reconhecidas e valorizadas pela sua capacidade de produção ética de conhecimento. Mais de sete mil alunas já passaram pela Escola desde março deste ano, recebendo cursistas de 14 países.

 

SERVIÇO: Curso As Pensadoras Latinas - Escola As Pensadoras

Coordenação: Dra. Viviane Bagiotto Botton

Mediação: Dra. Viviane Bagiotto Botton e Equipe Pedagógica.

Aulas 1x por semana 2h/aula - 2 turmas: 

Terças-feiras: das 18h30 às 20h30

Quintas-feiras: das 8h30 às 10h30

Nível: básico, introdutório.

Inscrição:

Estudante: $85,00

Profissional: R$110,00

Realização: Escola As Pensadoras

Plataforma: Google Meets e Google Classroom. 

Certificação: 20 horas, pela Escola As Pensadoras.

 

Link da Inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSff-zHv1FOuMl4wtDq2nlo3XeQF2v1QomDIiS6Gi85dzzqSzg/viewform

E-mail para contato: pensadoraslatinas@gmail.com

 https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSff-zHv1FOuMl4wtDq2nlo3XeQF2v1QomDIiS6Gi85dzzqSzg/viewform

Link: https://www.filosofas.org/post/cursoaspensadoraslatinoamericanas