25/09/2021

Curso livre "Introdução à biopotência: crítica da razão bio/necro/política neoliberal" com Andityas Soares de Moura Costa Matos e Francis García Collado.

On-line (link a ser divulgado aos inscritos)

No dia 25/09 começa nosso novo curso livre, "Introdução à biopotência: crítica da razão bio/necro/política neoliberal" com Andityas Soares de Moura Costa Matos e Francis García Collado.

Serão quatro aulas, com a duração de duas horas cada, onde os autores de nosso novo livro, "Para além da Biopolítica" elaborarão temáticas de urgência, criando um pensamento que escorre selvagem fora dos paradigmas da biopolítica, propondo um diálogo completamente interdisciplinar e indomesticável.

O curso propõe uma introdução à biopolítica, além de abordar a biopolítica em Michel Foucault, a produção biopolítica do comum e biopoder em Michael Hardt e Antonio Negri, a Tanatopolítica, vida nua e máquina antropológica em Giorgio Agamben, Necropolítica em Achile Mbembe, relacionando com a biopolítica afirmativa e impessoal. Os autores desenvolverão “Uma vida” e plano de imanência em Gilles Deleuze, os conceitos de ato e potência, biopotência, bioartzquia, alopolítica, nootropia e, por fim, bioemergência.

Para se inscrever no curso, acesse nosso site, sobinfluencia.com

Com Andityas Soares de Moura Costa Matos (UFMG) e Francis García Collado (Universitat de Girona)

Ementa: Introdução à biopolítica. A biopolítica em Michel Foucault. Produção biopolítica do comum e biopoder em Michael Hardt e Antonio Negri. Tanatopolítica, vida nua e máquina antropológica em Giorgio Agamben. Necropolítica em Achile Mbembe. Biopolítica afirmativa e impessoal. “Uma vida” e plano de imanência em Gilles Deleuze. Ato e potência. Biopotência. Bioartzquia. Alopolítica. Nootropia. Bioemergência.           

Aula 1: Genealogia do paradigma biopolítico: das escolas clássicas a Foucault;

Aula 2: O debate contemporâneo: biopolítica em Hardt & Negri, Agamben e Mbembe;

Aula 3: A razão médico-farmacêutica neoliberal: bioarztquia, alopolítica e nootropia;

Aula 4: Para além da biopolítica: biopotência e bioemergência;

Valor: R$200,00

PARA CONCORRER ÀS VAGAS SOCIAIS, PREENCHA O FORMULÁRIO DISPONÍVEL EM: https://forms.gle/hDPSXk7bZCHzoHtG6

Sobre os Professores

Andityas Soares de Moura Costa Matos é Doutor em Direito e Justiça pela Universidade Federal de Mnas Gerais (UFMG). Realizou estágio Pós-Doutoral em Filosofia do Direito na Universitat de Barcelona e é também Doutor em Filosofia pela Universidade de Coimbra. Atua como Professor Associado de Filosofia de Direito e discipplinas afins na Faculdade de Direito e Ciências do Estado da UFMG. Autor de Filosofia Radical e utopias da inapropriabilidade: uma aposta an-árquica na multidão (Fino Traço, 2015), e coautor, com Francis García Collado, de O vírus como filosofia/A filosofia como vírus: reflexões de emergência sobre a COVID-19 (GLAC, 2020), entre outros.

Francis García Collado é Doutor em Filosofia pela Universitat de Barcelona, tendo realizado estágio Pós-Doutoral em Filosofia e Direitos Humanos pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atua como Professor Associado de Filosofia e Psicologia nas Faculdades de Filosofia, Comunicação e Educação da Universitat de Girona (UdG), da Universitat Internacional de Catalunya (UIC), da Universitat de Barcelona - Escola Superior de Relacions Públiques (UB-ESRP), e da Universitat de Vic - Universitat Central de Catalunya (UVic-UCC). Com Andityas Sares de Moura Costa Matos coautorou, El virus como filosofia/La filosofia como vírus: reflexiones de emergencia sobre la pandemia de COVID-19 (Bellaterra, 2020).

 

 

Link: https://www.sobinfluencia.com/service-page/introdu%C3%A7%C3%A3o-%C3%A0-biopot%C3%AAncia?referral=service_list_widget