13/05/2023

Desejo e(m) Delírio de Santo Agostinho a Viveiros de Castro

On-line

Desejo e(m) Delírio de Agostinho a Viveiros de Castro

Por Luiz Marcos da Silva Filho (PUC-SP/FSB-SP/Sertão)

Programa

Aula de Apresentação do Curso: O programa de historicizar a ficção a-histórica do desejo como falta. Aula disponível no canal "sertao.sociedade" no YouTube (https://www.youtube.com/live/oah3wfenTDY?feature=share). 

Aula 1 (13/05/23): O lugar de Santo Agostinho numa genealogia do sujeito. A queda e a condição humana desnaturalizada. Teoria da vontade, paixões, libido e gozo em A cidade de Deus, XIV;

Aula 2 (20/05/23): Introdução ao mundo como vontade em Schopenhauer. Imanência entre corpo, vontade e suas expressividades. A vontade como falta ou abismo. Limites da teoria da vontade schopenhaueriana.

Aula 3 (27/05/23): Desconstrução da interioridade, da subjetividade e da consciência em Nietzsche. Dioniso e Zaratustra eram artistas e/ou perversos? Há uma teoria positiva da perversão e da psicose em Nietzsche?

Aula 4 (03/06/23): Desejo, pulsão e falta de Freud a Lacan. O narcisismo como inflexão entre as primeira e segunda tópicas freudianas. O inconsciente estruturado como uma linguagem nos Seminários 2 e 3. Esquema L ou Z. O inconsciente estruturado é transcendental?

Aula 5 (17/06/23): A grande e micro internações da libido segundo Foucault. Subjetivação e objetivação da moral sexual cristã no cristianismo primitivo. “As confissões da carne” (História da sexualidade 4) como um outro anti-Édipo e um outro anti-Narciso.

Aula 6 (24/06/23): Sínteses disjuntivas, devir, produção, máquinas de desejo e rizoma em Deleuze-Guattari. Continuidades e descontinuidades na ontologia do Desejo entre O Anti-Édipo e Mil platôs.

Aula 7 (01/07/23): Pós-estruturalismo, multinaturalismo, perspectivismo interespecífico, xamanismos transversal e vertical nas Metafísicas canibais (ou no comentário a O Anti-Narciso), de Viveiros de Castro.

OBS: Nos primeiros 30min de cada aula haverá uma parte prática com experimentações de livre-expressão corporal, com meditações surrealistas, relaxamentos, respirações e dança/Butoh (para quem se sentir à vontade, não obrigatório).

Gravações. As aulas serão gravadas e as gravações disponibilizadas aos inscritos.

Datas: de 13/05/23 a 01/07/23, sempre aos sábados, das 10:00 às 12:30 (com intervalo de 15min).

Local: Curso on-line pelo Zoom

Investimento: R$200,00

Bolsas: Bolsas parciais de 10% a 90% (sem necessidade comprobatória, você decide e paga quanto pode).

Turmas de no máximo 30 alunos, por ordem de inscrição (assegure já sua vaga!).

Pagamento por PIX. Chave: sertao.sociedade@gmail.com

Inscrições e mais informações por Direct ou Whats: 11 99994 8102

Organização: @sertao.sociedade

Sobre Luiz Marcos da Silva Filho (@luzymarcosdaselvafilho)

Professor de Filosofia dos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Filosofia da PUC-SP e da Faculdade de São Bento. Integrante e um dos criadores do Sertão (@sertao.sociedade). Possui graduação, mestrado e doutorado em Filosofia pela USP, com estágio na Université de Tours, e pós-doutorado pela UFSCar. No momento, realiza pesquisa sobre os fundamentos confessionais e teológicos do antropologismo, do sujeito, da Psicanálise e do desejo como falta, com o livro em gestação intitulado A grande internação da libido. Tradutor de A cidade de Deus, de Agostinho (no prelo, Paulus Editora) e autor dos livros Filosofia política em Agostinho: estudos sobre A Cidade de Deus (Edições 70) e Como ler Santo Agostinho: terapia da alma e felicidade (Paulus Editora).

Link: https://instagram.com/sertao.sociedade?igshid=ZGUzMzM3NWJiOQ==