09/11/2020

Diálogos Filosóficos

FAPCOM - Faculdade Paulus de Comunicação

O pensamento filosófico é elaborado através de diálogos desde o nascimento da Filosofia, na Grécia Antiga, até a nossa contemporaneidade, no encontro especial que acontece em uma sala de aula. Neste curso livre, ministrado pelo corpo docente da graduação em Filosofia da FAPCOM (Licenciatura e Bacharelado), temas diversos são apresentados no formato de aulas abertas e convidam à reflexão e ao diálogo. A multiplicidade dos temas abordados reflete a diversidade dos problemas colocados na História da Filosofia e estudados em um curso de graduação em Filosofia.

 

Segunda-feira, 9/11, às 19h30

Realismo e idealismo como posturas filosóficas: aspectos históricos e contemporâneos

Prof. Dr. Pedro Monticelli

Bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo, USP. Bacharel, Mestre e Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP.

 

Terça-feira, 10/11, às 9h

Filosofia da Tecnologia

Profa. Me. Marcella Schneider Faria Santos

Mestre em Ciências da Comunicação pela ECA-USP. Fez intercâmbio acadêmico em Portugal na Universidade Nova de Lisboa, possui graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela Universidade Santa Cecilia. É pesquisadora do Centro de pesquisa Atopos da ECA-USP/FAPCOM.

 

Terça-feira, 10/11, às 19h30

Filosofia e pós-modernidade

Prof. Dr. Carlos Eduardo Souza Aguiar

Doutor em Sociologia pela Université Sorbonne Paris Cité (bolsista Capes de Doutorado Pleno no Exterior), mestre em Ciências da Comunicação pela USP (bolsista Fapesp), especialista em Ciências da Religião pela PUC-SP e graduado em Filosofia pela FFLCH-USP e em Comunicação Social, com habilitação em Relações Públicas, pela ECA-USP. É membro do Centre d’Études sur l’Actuel et le Quotidien (Ceaq-Sorbonne) e autor do livro Sacralidade Digital: religiões e religiosidades na época das redes, Annablume/Fapesp, 2014.

 

Quarta-feira, 11/11 às 9h

Filosofia da mente e o aumento da medicalização como forma de tratamento de transtornos diversos

Prof. Dr. Carlos Motta

Doutor em Filosofia pela PUC-SP, mestre em Filosofia pela PUC-RJ e graduado em Filosofia pela Universidade Metodista de São Paulo. Atualmente é professor da FAPCOM e pesquisador no grupo de pesquisa Perspectivas críticas da Filosofia Contemporânea na Universidade Federal do ABC.

 

Quarta-feira, 11/11, às 19h30

Ler, pensar e fazer filosofia com Michel Foucault

Prof. Dr. Luiz de Camargo Pires Neto

Coordenador do Curso de Filosofia (Bacharelado e Licenciatura) da FAPCOM. Doutor e Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, é Bacharel e Licenciado em Filosofia e graduado em Comunicação das Artes do Corpo (habilitação em Teatro) pela mesma instituição. Autor de Teatro filosófico: uma concepção de filosofia à luz de Michel Foucault (Ed. Intermeios).

 

Quinta-feira, 12/11, às 9h

Juízo Determinante e Juízo Reflexivo: Kant, Gadamer e os fundamentos da hermenêutica

Prof. Dr. Stefano Domingues Stival

Doutor em Filosofia pela Friedrich-Schiller-Universität em Jena, Alemanha (orientador: Gottfried Gabriel). Possui mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e graduação em filosofia pela Universidade Federal de Goiás.

 

Quinta-feira, 12/11, às 19h30

Filosofia em tempo de pandemia: o bem da máscara, a máscara do bem comum

Prof. Dr. Giovanni Vella

Doutorado em Filosofia pela PUC/SP (2019),Mestrado em Filosofia pela Faculdade São Bento (2013), graduação em Filosofia pela Universitá la Sapienza di Roma (IT). Jornalista profissional de 1996 a 2018 e professor de Filosofia Antiga na FAPCOM – Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação.

https://www.fapcom.edu.br/dialogos-filosoficos