08/12/2021

Escola "As Pensadoras" promove segunda edição de estudos em Teologia Feminista

Online

Escola "As Pensadoras"  promove segunda edição de estudos em Teologia Feminista 

Devido ao sucesso da primeira edição, a Escola promoverá novos encontros em dezembro

Com o objetivo de continuar a traçar um panorama histórico da formação da teologia feminista, conhecer brevemente as hermenêuticas propostas por algumas vertentes da teologia feminista e abordar textos bíblicos a partir dos conhecimentos construídos para lançar um novo olhar sobre as tradições bíblicas, a Escola "As Pensadoras" promove a segunda edição do minicurso "Teologia Feminista".

Sob a Coordenação Profa. Dra. Carolina Bezerra de Souza, os estudos serão realizados em três encontros: 08, 15 e 18 de dezembro, das 18h30 às 20h30, totalmente online. 

As 15 primeiras inscrições ganharão o livro "O discurso sobre as mulheres no Novo Testamento: uma comparação a partir do Evangelho de Marcos". Autoras: Carolina Bezerra de Souza e Taiana Wisch, da Editora CEBI (2020).

Com relação à hermenêutica bíblica feminista: "Trata-se de uma hermenêutica em primeiro lugar política, visto que entra na batalha da interpretação de textos sagrados com um objetivo específico. Nesse sentido, acredito que o trabalho das biblistas e teólogas não tem apenas influência na vida de mulheres que referem sua vida aos ensinamentos cristãos, mas abre uma frente de batalha conflitual a nível institucional", destaca Ivone Gebara, no artigo "Que escrituras são autoridade sagrada? Ambiguidades da Bíblia na vida das mulheres na América Latina".

Assim como os demais que a Escola oferece, o minicurso é totalmente online e pode ser realizado de maneira síncrona e assíncrona pela plataforma. As participantes receberão certificação pela Escola "As Pensadoras" referente a 10 horas. É possível a participação de pessoas surdas. A Escola aposta na formação intelectual e democrática para todas.

A matrícula pode ser feita pelo link https://www.aspensadoras.com.br/cursos/teologia-feminista-2-ed

Um investimento de apenas R$ 50 para estudantes e R$ 65 para profissionais. 


Programação

Aula 1: Teologia e Teologia Feminista: História, Metodologias e desdobramentos com o objetivo de oferecer um panorama do desenvolvimento histórico da teologia feminista e suas principais linhas de atuação, assim como as metodologias e categorias utilizadas: gênero, patriarcado, desconstrução - reconstrução.

Aula 2:  Hermenêuticas Feministas com o objetivo de discutir os principais aspectos dos conjuntos hermenêuticos das teologias feministas.

Aula 3: Abordagem de Textos Bíblicos com o objetivo de desconstruir as tradicionais abordagens de textos bíblicos.

 

Link: https://www.aspensadoras.com.br/cursos/teologia-feminista-2-ed