07/12/2020

EVENTO DISCUTE A FILOSOFIA DA TECNOLOGIA NO BRASIL

Grupo de Trabalho de Filosofia da tecnologia e da Técnica da ANPOF realizará, nos dias 7 e 8 de dezembro de 2020, o V Encontro do GT com o tema "Filosofia da Tecnologia no Brasil: desafios e perspectivas". O evento, que será realizado de forma remota, pretende discutir, a partir do atual momento histórico, a situação e os rumos dessa área de estudos em território nacional.

No primeiro dia do evento, os professores Ivan Domingues (UFMG) e Pablo Mariconda (USP) participarão de uma mesa sobre o tema geral do evento, que contará também com palestras sobre a relação entre tecnologia e virtudes (Helder Carvalho, UFPI), técnica e poder (Rossano Pecoraro, UFRJ), filosofia da tecnologia no Brasil (Jairo Carvalho, UFU), a pretensa novidade da temática (Luiz Lacerda Abrahão, CEFETMG) e relação entre corpos, mentes e máquinas (Eladio Craia, PUCPR).

O segundo dia do evento será aberto por uma palestra do professor Alberto Cupani (UFSC), sobre "Filosofia da Tecnologia: desafios e compromissos atuais". A seguir, o professor Luis Hernandes Matos Leite (CEFET-MG) falará sobreLeroi-Gourhan;  Gilmar Evandro Szczepanik (Unicentro), sobre uma possível escola brasileira de filosofia da tecnologia; Bruno Vasconcelos de Almeida (PUC-MINAS) sobre a relação entre tecnologia, subjetividade e neoliberalismo; Lilian Godoy Fonseca  (UFVJM) sobre tecnologias de informação; Dr. Maurício Fernandes (UFPI) sobre a tecnologia no Brasil; Veronica Calazans (UTFPr) e Pedro Kritski (USP) sobre a realidade técnica; Leonardo Camargo (PUCPR) sobre o aprimoramento humano e Vanessa Delazeri Mocellin (UFSC) sobre tanatocracia e destruição ambiental.

Durante o evento será lançado o livro "Filosofia da Tecnologia: seus autores e seus problemas" (EDUCS, 2020), organizado pelo prof. Jelson Oliveira, no qual vários membros do GT e convidados apresentam uma espécie de panorama dos debates da área.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link

https://www.even3.com.br/filosofiatecnologiabrasil/