11/05/2020

Filosofia em Casa

O cenário recente provocado pela pandemia gerou uma série de fenômenos em distintas áreas: saúde, educação, tecnologia, transportes, engenharias, entre outras. Cada área procura apontar soluções ou mesmo entender os vários acontecimentos e seu enfrentamento em escala global. Para nós da Filosofia é um momento importante, em que as várias teorias e escolas que formam o corpus filosófico tecem argumentos e reflexões na procura de situar a “filosofia no meio da pandemia”.

No Brasil, essas preocupações tem se materializado na forma de escritos e publicações filosóficas, produzidas por colegas das cinco Regiões do pais. Para além desse contexto difícil, aqui a filosofia enfrenta um problema com proporções amplas e quase inevitáveis: ter que lutar para manter-se no currículo da educação básica, após aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e enfrentar os cortes recentes nas bolsas dos estudantes da área de ciências humanas, bem como fazer frente às complexas mudanças nas políticas públicas educacionais. Diante desses acontecimentos salienta-se a importância de refletir e argumentar sobre a magnitude das humanidades, em especial da Filosofia, para uma sociedade democrática. Nesse contexto o grupo de Pesquisa “Filosofia e Temas Contemporâneos” da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) está propondo encontros online (live), no intuito de criar espaços criativos e fomentar o debate filosófico na tentativa de estimular acadêmicos no seu percurso formativo, bem como colegas de outras áreas e interessados na interpretação da Filosofia sobre questões e temas diversos. Esses encontros denominamos “Filosofia em Casa” e buscam reforçar a ideia: Fiquem em casa, em companhia da Filosofia . Esperamos vocês em nossos encontros!

Chapecó, Santa Catarina, Brasil. 09/05/2020

Prof. Dr. Elsio José Corá (cora@uffs.edu.br) Líder do grupo de Pesquisa Filosofia e Temas Contemporâneos Atual Coordenador do Curso de Licenciatura em Filosofia da UFFS, Campus Chapecó, SC, Brasil.

CRONOGRAMA

1º Encontro Tema: Filosofia e Ciências Humanas no cenário das políticas públicas no Brasil Palestrante: Prof. Dr. Adriano Correia Silva (Faculdade de Ciências Humanas e Filosofia da Universidade Federal de Goiás, Goiás, Brasil. Presidente da ANPOF) Mediador: Prof. Dr. Maurício Fernando Boztaski – UFFS Data: 11 de Maio às 19h (Horário de Brasília) Link para acesso: https://meet.google.com/pmx-wqmp-ufx (Google Meet)

2º Encontro Tema: Quedar sorprendido: atención,resonancia y hundimiento Palestrante: Prof. Dr. Patricio Andrés Mena Malet - Acadêmico da área de investigação filosófica do Departamento de Ciências Sociais da Universidad de La Frontera,Temuco, Chile. Mediador: Prof. Dr. Maurício Fernando Boztaski – UFFS Data: 13 de Maio (Quarta-feira) às 20h (Horário de Brasília) Link para acesso: https://meet.google.com/zbz-hncy-qye (Google Meet)

3º Encontro Tema: Corpo Próprio eVulnerabilidade Palestrante: Prof. Dr. Marcelo Fabri - Centro de Ciências Sociais e Humanas, Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Rio Grande do Sul, Brasil. Mediador: Prof. Dr. Maurício Fernando Boztaski – UFFS Data: 19 de Maio (Terça-feira) às 19h (Horário de Brasília) Link para acesso: https://meet.google.com/igr-nibo-mwt (Google Meet)

4º Encontro Tema: Por uma Hermenêutica Crítica do Populismo Palestrante: Prof. Dr. Gonçalo Marcelo - Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos (CECH) da Universidade de Coimbra, Portugal. Mediador: Prof. Dr. Maurício Fernando Boztaski – UFFS Data: 20 de Maio (Quarta-feira) às 14h (Horário de Brasília) Link para acesso: https://meet.google.com/aho-dkmg-kup (Google Meet)

Filosofia em Casa Realização GP: Filosofia e Temas Contemporâneos

Link: Filosofia em Casa Realização GP: Filosofia e Temas Contemporâneos