27/03/2021

Filosofia em Perspectiva: pelas sendas do pensamento feminino da América Latina

Evento Online vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCPR, Campus Curitiba.

O Grupo de Estudos Filosofia em Perspectiva, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCPR, lança como proposta, agora para o início do primeiro semestre de 2021, um estudo acerca do pensamento produzido por mulheres da América Latina.

Por essa razão, o grupo, sob o subtítulo  Filosofia em Perspectiva: pelas sendas do pensamento feminino da América Latina,  seguirá como itinerário o cumprimento de leituras, reflexões e discussões acerca de autoras, como: Florencia Luna, Lélia Gonzalez, Carolina Maria de Jesus, Sueli Carneiro e Conceição Evaristo.

O evento será online (via plataforma Zoom), gratuito e sempre aos sábados, às 09h! Disponibilizaremos certificado de participação que validará o cumprimento de 60h, mas para isso é necessário realizar uma inscrição.

Sendo assim, informo que o link para realizar a inscrição é o seguinte: https://www.even3.com.br/filosofiaemperspectiva2021_1/

Informo também que o evento seguirá o seguinte cronograma de atividades:

27/03: Discussões e reflexões acerca do texto “A vulnerabilidade: a metáfora das camadas”, de Florencia Luna.

24/04: Discussões e reflexões acerca da obra “Racismo e sexismo na cultura brasileira”, de Lélia Gonzalez.

29/05: Discussões e reflexões acerca da obra “Quarto de despejo: diário de uma favelada”, de Carolina Maria de Jesus.

26/06: Discussões e reflexões acerca da obra “A construção do outro como não-ser como fundamento do ser”, de Sueli Carneiro.

31/07: Discussões e reflexões acerca da obra “Insubmissas Lágrimas de Mulheres”, de Conceição Evaristo.

 

Importante:

A partir do momento em que constatarmos a realização da inscrição do participante, disponibilizaremos, via e-mail, o cronograma de atividades que será adotado no decorrer do primeiro semestre de 2021. Vale ressaltar que o cronograma também encontra-se disponível na página em que é possível realizar a inscrição para o evento. 

 

Também entraremos em contato para compartilhar, via e-mail, cada uma das obras que serão utilizadas ao longo do itinerário que será percorrido pelo Grupo de Estudos, bem como o link de acesso aos encontros online, que se efetivarão a partir da plataforma Zoom.

 

O grupo de estudos Filosofia em Perspectiva: pelas sendas do pensamento feminino da América Latina pretende alcançar como desdobramento a produção de uma obra coletiva. Por isso, na mesma página em que é possível se inscrever para o evento, há um campo próprio para a submissão de textos. No decorrer dos encontros, os participantes serão informados a respeito dos critérios para a submissão dos trabalhos. Também receberão um e-mail com o detalhamento de tais critérios. O prazo para o encerramento do recebimento dos textos está previsto para o dia 27 de agosto de 2021. 

Qualquer dúvida, por favor, entre em contato a partir do e-mail: kleys.santos@gmail.com

Link: https://www.even3.com.br/filosofiaemperspectiva2021_1/