03/03/2021

Filosofia na Praça: Filosofia e Cinema

O projeto Filosofia na Praça, promovido pelo Departamento de Filosofia da FAFICH/UFMG desde 2013, tem em sua estrutura, como objetivo geral dos cursos de extensão da UFMG, oferecer à comunidade “um espaço marcado por uma interação transformadora entre a UFMG e diversos setores da sociedade, com o objetivo de promover o diálogo e a troca de saberes”.

Nesse espírito, e como lugar de encontro que nos remete ao da antiga praça pública grega, agorá, o “Filosofia na Praça” busca compartilhar o conhecimento, estimulando o diálogo e o pensamento livre.

Desta vez, nossa proposta é discutir Filosofia e Cinema, oportunidade a todos(as) interessados(as) de pensar e ouvir o que tem a sétima arte a contribuir para nossa melhor compreensão, conhecimento (e deleite) dos temas apresentados.

Com a participação de 32 professores, do ensino superior e médio (muitos deles egressos da UFMG), serão discutidos e comentados, nas quartas-feiras, de 19h30 às 21h10, de março a junho de 2021 aspectos filosóficos nos campos da estética, da ética, da ontologia e de outras áreas da filosofia e das ciências humanas, de grandes filmes.

Esperamos, assim, que nas apresentações sejam abordados conteúdos muitas vezes insuspeitos, existentes nesses filmes. Quando surgem novas perspectivas de conhecimento, também aparecem novas possibilidades de ver e pensar o próprio conhecimento e o próprio mundo, o que faz da filosofia uma forma interessante de aprimoramento do “olhar”.

A inscrição gratuita e o curso on-line (pela plataforma Zoom e/ou Youtube).

Para se inscrever, basta preencher o FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO.

Sinta-se bem-vindo e bem-vinda ao Filosofia na Praça.

Certificados de presença no curso: serão emitidos pelo setor de extensão da FAFICH/UFMG, no final do curso

https://filosofia.fafich.ufmg.br/extensao/programacao-do-semestre/

Link: https://filosofia.fafich.ufmg.br/noticias-filosofia-praca/inscricoes-abertas-filosofia-na-praca-2021/