24/09/2019

II Colóquio Hannah Arendt

Campus Betânia da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA - Sobral - CE

Política, Democracia e Direitos Humanos

INSTITUIÇÃO

Universidade Estadual Vale do Acaraú - Sobral - CE

E-mail de Contato do Evento

gepede.sobral@gmail.com

Descrição Resumida

O Colóquio Hannah Arendt emerge como fruto de um trabalho de pesquisa que busca dar ressonância a comunidade acadêmica e ao público em geral. Este trabalho de pesquisa que agora ganha forma com esse evento é desenvolvido pelo Grupo de Estudo em Política, Educação e Ética – GEPEDE/UVA/CNPQ e vinculado institucionalmente ao Laboratório de Estudos da Política – LEPOL/UVA/PRPPG. Este Laboratório visa através de pesquisa sistemática investigar problemas em torno do Político, considerando seu aspecto filosófico, na qual assenta sua abordagem teórica no pensamento de Hannah Arendt.

Com o objetivo de bianualmente congregar pesquisadores que se interessam pelo fenômeno político, sobretudo os que estudam o pensamento de Hannah Arendt. O encontro visa guardar um diálogo perene com as diversas abordagens da filosofia e da teoria política, sendo, todavia, um evento prioritariamente filosófico que oportunizará a promoção dos temas que permeiem a teoria de Hannah Arendt, mas mantendo-se aberto a diversas abordagens. Assim, temas como: Teorias do poder; Estado, Violência, Ação, biopoder, terror, Educação, entre outros serão sempre temas heurísticos e abordados nas mais diversas perspectivas. Contudo, sempre em diálogo com o pensamento Arendtiano.

Nesta esteira o Encontro Arendt almeja consolidar-se no Estado do Ceará como encontro de referência. Guardamos como perspectiva projetar-se nacionalmente como mais um canal de debate e promoção da investigação filosófica, sobretudo a que considera as questões políticas como questões de primeira ordem.

Prof. Dr. Ricardo George de Araújo Silva Coordenador do Grupo de Estudo em Política, Educação e Ética – GEPEDE/UVA/CNPQ Coordenador do Laboratório de Estudos da Política – LEPOL/UVA/PRPPG

Acesse: https://coloquioarendtsobral.home.blog/inscricoes/