02/10/2021

II Congresso Internacional de Filosofia Intercultural

Google Meet

II Congresso Internacional de Filosofia Intercultural da ALAFI

Com o tema “Interculturalidade e Ancestralidade” visamos, por um lado, fomentar o estudo e fazer filosófico de acordo com uma concepção mais pluralista e inclusiva de filosofia, que abranja o estudo de tradições filosóficas não-europeias e vise o estabelecimento de um diálogo intercultural entre diferentes correntes filosóficas. Por outro lado, visamos trazer à tona outra dimensão da interculturalidade, que poderia ser considerada complementar à dimensão discutida em nosso primeiro congresso. Isso porque, se, no primeiro congresso, discutimos o papel que a interculturalidade teria no futuro da filosofia, nesta edição, inspirados pelo ideograma adinkra do sankofa, representado por um pássaro que volta a cabeça à cauda e que significa "retornar ao passado para ressignificar o presente e construir o futuro", neste congresso, o enfoque estará em pensar o papel constitutivo tanto da ancestralidade em nossa compreensão da interculturalidade em filosofia (por meio da recuperação da história e do passado de culturas e tradições que são fundamentais para que seja possível, hoje, um diálogo filosófico intercultural genuíno), como da interculturalidade em nossa compreensão da ancestralidade (na medida em que, por meio dela, relembramos como as tradições de pensamento e filosóficas tiveram sua história e seu legado constituído graças a incontáveis trocas e diálogos interculturais que seriam constitutivos dessa mesma história).


Sobre a Associação Latino-Americana de Filosofia Intercultural (ALAFI)


A ALAFI foi fundada em 2018, na ocasião da IV Jornada de Filosofia Oriental da USP, por alunos e professores envolvidos na organização do evento e membros do Grupo de Estudos Sobre o Pensamento Oriental e Intercultural, juntamente com membros latino-americanos da European Network of Japanese Philosophy. A sua fundação foi inspirada pela vinda ao evento do Prof. Dr. Ram Adhar Mall, fundador da Sociedade de Filosofia Intercultural de Viena, Gesellschaft Interkultureller Philosophie (GIP), que, na ocasião, ofereceu um curso de filosofia intercultural durante o evento, assim como fez sua palestra de abertura. O Prof. Mall, inclusive, presenciou e forneceu apoio à fundação da associação, podendo mesmo ser considerado o seu patrono.

Desde então, a Associação tem desenvolvido uma série de projetos que visam à difusão de uma concepção plural, cosmopolita e inclusiva de filosofia entre eles: a organização se um seminário mensal de filosofia intercultural, em que convidamos pesquisadores de todos os níveis de formação para falarem de temas relacionados a uma abordagem intercultural da filosofia; a organização do Congresso Internacional de Filosofia Intercultural da ALAFI, evento bianual que reúne pesquisadores de todo mundo, especialmente da América Latina, para apresentarem, discutirem e conhecerem pesquisas que promovam o estudo da filosofia para além das tradições filosóficas europeias, promovendo o estudo e o diálogo intercultural entre diferentes tradições filosóficas de todo o mundo; a parceria com o Online Dictionary of Intercultural Philosophy, editado pelo Prof. Dr. Thorsten Botz-Bornstein (que fez a palestra de encerramento do I Congresso Internacional de Filosofia Intercultural da ALAFI), para estimular a produção de entradas para o dicionário, sobretudo com versões em línguas latinas, contribuindo para a edição e revisão das mesmas entradas; mais recentemente, em 2020, a criação da série “Filosofia Com Ginga”, série de seminários mensais sobre filosofia brasileira, e da série “Filosofia na Pandemia”, série de lives no instagram da associação em que se discute a pandemia por meio de uma perspectiva filosófica intercultural.

Além disso, a associação promove, em parceria com o Grupo de Estudos Sobre o Pensamento Oriental e Intercultural (que, após a fundação da associação, se vinculou à mesma), o estudo conjunto, aberto a todos os interessados, de obras que proponham ou sejam centrais para uma concepção intercultural de filosofia, tendo tido como obras estudadas, por exemplo, o “Ensaio Sobre o Bem”, de Nishida, e o “Filosofia Bantu”, de Tempels. Por fim, a Associação também está trabalhando atualmente na criação de sua revista oficial, que visará a promover a publicação de artigos, traduções, resenhas e debates que tenham como cerne uma perspectiva intercultural de filosofia. Atualmente, a Associação conta com mais de 50 membros de todas as partes do mundo, especialmente da América Latina, e continua crescendo, divulgando sempre suas atividades e as atividades de outras associações, instituições e coletivos que promovam uma visão intercultural da filosofia.

Link: https://www.alafi.org/post/2cifi-pt