20/07/2020

II Encontro Nietzsche e Foucault : diálogos

O evento NIETZSCHE E FOUCAULT: DIÁLOGOS, na sua segunda edição, acontece em meio à uma pandemia e a um governo autoritário e conservador. Como no melhor estilo nietzschiano, afirmar a vida, e no melhor estilo foucaultiano, inventar a vida, o evento se destina a tecer diálogos. E diálogos no sentido posto por outro grande pensador, Vilém Flusser, que em época semelhante ao presente, Brasil nos anos 1970, mostra que não pode haver só discurso, no sentido de calcificação das ideias, mas deve haver o diálogo, aquele que racha os discursos e os renova, para que eles possam espalhar as novidades, feito pólen, que trazem os diálogos.

Este evento constituirá de conferências, comunicações e minicursos, com temáticas que versarão sobre: política, Estado, cultura, história, arte, poder e educação. Nosso objetivo é produzir diálogos entre a Filosofia destes dois pensadores contemporâneos e as contribuições de suas análises tanto para a Filosofia quanto para outros campos de conhecimento analisando questões que envolvem e afligem a sociedade tanto em âmbito local como mundial. Tais discussões se prolongarão por cinco dias consecutivos, e, em cada um deles, professores, pesquisadores e especialistas, irão expor suas pesquisas e reflexões. Manteremos em aberto um diálogo junto à comunidade acadêmica e sociedade civil em geral, para que se possa ampliar conhecimentos além da análise sobre as questões propostas, possibilitando uma melhor compreensão da conjuntura política, cultural e social contemporânea

Nossos diálogos acontecerão via plataformas de acesso virtual de 20 a 24 de julho de 2020, a serem disponibilizados o acesso nos canais de comunicação do evento. Esperamos que o evento se afirme como uma potência de criação para emergir alternativas aos esgotamentos impostos por uma realidade que muitas vezes nos sufoca e imobiliza.

Imagem: Pódio para ninguém (2010), de Lais Myrrha.

Foto: Flávio Lamenha.

https://doity.com.br/encontronietzschefoucault