09/10/2020

Metafísica na Rede: debate ? Reler os antigos - Sexta, 9/10 às 19h

INSTITUIÇÃO

UNB

Descrição Resumida

O Programa de Pós-Graduação em Metafísica da Universidade de Brasília convida para mais um programa Metafísica na Rede: debate, dedicado ao tema Reler os antigos.

09 de outubro, às 19h pelo Youtube!

https://www.youtube.com/watch?v=W_IB5jYTWFA


Lorena Lopes da Costa, professora da Universidade Federal do Oeste do Pará, doutora em História pela UFMG, e Anderson Zalewski Vargas, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, doutor em História pela Universidade de São Paulo, debatem a recepção da Antiguidade com foco nos modos de ler, usar e mobilizar a História Antiga.

O evento tem como objetivo, por meio de outro ângulo e a partir de debate mais atual, retraçar as tensões expostas por Nietzsche acerca do trabalho histórico, ou mais diretamente, do como lidar com a História. De modo geral, o autor propõe que haja um afastamento de certo modo de encarar os fatos históricos como: 1) grandiosos e inalcançáveis, monumentos; 2) instrutivos e colecionáveis, peças em um antiquário; 3) superados, criticáveis e, desde já, criticados. Todavia cabe atenção ao fato, não um mero detalhe, de as histórias monumental, antiquária e crítica não serem apresentadas como simplesmente inúteis. A utilidade da história não está em oposição a tais modos de ser da história. A utilidade e desvantagem habitam tais modos, mas não se resumem neles. Daí toda a tensão exposta na Segunda consideração intempestiva. Pode-se dizer, então, que história – e pode-se incluir, também, a moral – guarda a instabilidade e a ambivalência própria ao phármakon homérico – veneno e remédio – daí toda uma arte da dosagem e da composição: a arte do uso, da leitura, da interpretação. A proposta é, portanto, retomar essa discussão acerca do uso da História, especificamente, da História Antiga. Parte-se do pressuposto de que a recepção dos Antigos é uma atividade, menos algo como uma decifração e/ou repetição do que uma instauração de diálogos que pretendem enriquecer, mutuamente, o passado e o presente, visando futuros compreendidos como mais desejáveis.

Moderação: Henrique Modanez de Sant’Anna (UnB)


Coordenação: Gabriele Cornelli (UnB)