07/06/2021

O GRUPO DE PESQUISA VIVA VOX E PÓRTICO DE EPICTETO APRESENTA: BRASIL E ÁFRICA: DIÁLOGOS FILOSÓFICOS

Brasil/Angola

ENTREVISTA COM O PROF. DR. INÁCIO VALETIM  (ISPSN-Angola)

A Filosofia Africana tem muito a nos dizer!

Assim como o Brasil, quando falamos sobre a África, o que surge de imediato em nossa mente é um Continente gigantesco e com biodiversidade rica e exuberante. Contudo, a África também é um lugar de pensadoras e pensadores, de pesquisadores, que buscam com muito esmero a excelência do filosofar em todas as suas instâncias, e, com todos os desafios implicados na postura questionadora e autêntica do sujeito do século XXI. Este sujeito-filosófico, que não se restringe apenas à Europa, mas vai muito além das tradições epistemológicas até então ensinadas e difundidas ao longo da história do pensamento.  Portanto, sim! Existe filosofia tanto na África como no Brasil!

Neste sentido, o Grupo de Pesquisa Viva Vox, com apoio do GT Pórtico de Epicteto, propõe lançar o olhar em direção à filosofia africana com o projeto Brasil e África: Diálogos filosóficos! Para tanto, o projeto será dividido em duas etapas. Na primeira, realizaremos uma entrevista com uma convidada ou convidado, cujo objetivo será nos aproximar de questões de ordem prática e teórica do trabalho da professora(o)/pesquisadora(o) no que confere ao ensino, pesquisa e extensão. A segunda consiste em uma palestra proferida pela própria entrevistada ou entrevistado, cujo tema ficará sob sua escolha. Os dois eventos serão transmitidos pelo canal do estoicismo artesanal no facebook:

https://www.facebook.com/estoicismoartesanal e realizados sempre em datas diferentes.

Por fim, esperamos com essa proposta estreitar os laços filosóficos entre Brasil e África, visando trocas de experiências e verticalização teóricas no que confere às pesquisas realizadas por ambas as partes.

Realização: VIVA VOX

Apoio: GT-PÓRTICO DE EPICTETO

Link: https://www.facebook.com/estoicismoartesanal