12/08/2021

Uma Introdução à Teoria da Demonstração de Aristóteles

FFLCH/USP - online

 

Resumo:

O tratado dos Segundos Analíticos de Aristóteles faz parte do seu Órganon, um conjunto de reflexões sobre a lógica que, em tese, deveria servir como instrumento para sua filosofia. O texto dos Segundos Analíticos divide-se em duas partes, na qual geralmente os intérpretes concedem que o livro I é dedicado à teoria da demonstração e à ciência demonstrativa, enquanto o livro II seria dedicado à teoria das definições. Contudo, com um olhar mais atento, vemos que o livro II, além de tratar das definições, vai tratar sobretudo da interdependência entre as práticas de definir e demonstrar na lógica e na teoria do conhecimento. Em algum momento do curso tocaremos neste assunto.

O livro I dos Segundos Analíticos busca responder a três questões: (a) o que é o conhecimento científico, (b) como é possível adquiri-lo e (c) como devemos organizá-lo e expô-lo por meio de seus princípios. A noção-chave que permite mobilizar todas essas questões é a da operação lógica de demonstração, que (a) nos faz compreender as conexões causais e necessárias que fazem o conhecimento científico ser o que ele é; (b) a partir disso, estabelece as condições necessárias e suficientes para obter conhecimento científico; e (c) a partir do encadeamento de tais demonstrações, podemos organizar o corpo de conhecimento de um determinado domínio de objetos.

Fica claro, portanto, que devemos ter a teoria da demonstração e os conceitos fundamentais que se relacionam com esta como pontos de partida para compreender as questões iniciais postas pelo livro I. Portanto, este curso será voltado a compreender e qualificar noções como “proposição”, “silogismo”, “demonstração”, “tipos de princípios”, “conhecimento”, “conhecimento científico” e, sobretudo, as condições necessárias e suficientes deste último: “necessidade” e “causalidade”, bem como as características específicas das premissas científicas que nos permitem fundamentar as condições da causalidade e necessidade no conhecimento.

https://sce.fflch.usp.br/node/4318

 

Link: https://sce.fflch.usp.br/node/4318