11/11/2019

VI Seminário de Pós-Graduação em Filosofia da UFRRJ

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) - Campus Seropédica

VI Seminário de Pós-Graduação em Filosofia da UFRRJ

INSTITUIÇÃO

UFRRJ

E-mail de Contato do Evento

sempgfil.ufrrj@gmail.com

Descrição Resumida

A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), maior universidade federal em extensão do país, situada no município de Seropédica - RJ, convoca toda a comunidade acadêmica e demais interessados a participarem do Seminário de Pós-Graduação em Filosofia da UFRRJ que, neste ano de 2019, promove a sua sexta edição. O seminário realizar-se-á nos dias 11,12 e 13 de novembro.

Diante da atual conjuntura política, contexto de opressão exacerbada e cenário de insipiência ufanada, a filosofia desempenha um papel que, embora cada vez mais à margem da sociedade, é de fundamental importância, uma vez que é representativo de uma resistência popular engajada e comprometida com o presente. Sua relevância se baseia no fato de estar comprometida com o diálogo, o debate, o respeito às diferenças e a promoção de uma postura crítica cada vez mais refinada e mais aliada com as práticas cotidianas. O evento se propõe à reflexão sobre este tema e outros que de sobremaneira intrigam e interferem na sociedade coetânea, sendo possível a apresentação de quaisquer assuntos vinculados à filosofia ao longo do desenvolvimento do seminário. 

LOCAL

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) - Campus Seropédica

Site

 PPGFIL UFRRJ VI SEMINARIO DE POS GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA  

Normas

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS - 2019

Os alunos e alunas do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPG – FIL) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) convidam para a VI Semana dos alunos de Pós-Graduação em Filosofia, a ser realizado nos dias 11, 12 e 13 de novembro de 2019 no campus Seropédica. O evento terá início no dia 11 de novembro a partir das 13:00 horas no auditório Professor Hilton Salles, localizado à BR – 465, KM 7, em Seropédica – RJ.

1. DA FINALIDADE

Em sua sexta edição, a VI Semana de Pós-Graduação em Filosofia da UFRRJ tem como proposta a troca de conhecimentos e experiências acerca das pesquisas de Mestrado e Doutorado entre alunos dos variados programas de pós-graduação, bem como com o conjunto dos estudantes de graduação. Além de trazer à tona a diversidade de temas, problemas e abordagens filosóficas que estão sendo desenvolvidas nos programas de pós-graduação, nosso intuito é fomentar as discussões em torno de problemas filosóficos ou que, de algum modo, dialoguem com pesquisas próximas na grande área de ciências humanas.

2. DAS INSCRIÇÕES

2.1 . As inscrições serão feitas no dia do evento ou através da submissão dos resumos realizadas até 25 de outubro de 2019 através do e-mail: sempgfil.ufrrj@gmail.com

2.2 . Serão aceitos trabalhos de pós-graduandos e pós-graduados, preferencialmente matriculados (as).

2.3 . Excepcionalmente, serão aceitos trabalhos advindos da graduação, sendo que a comissão não se compromete a aceitar todos os trabalhos enviados.

2.4 .O e-mail que remeter a inscrição do trabalho será usado como contato para eventuais informações pela Comissão Organizadora.

3. DOS RESUMOS

3.1. O (a) autor (a) do trabalho deverá realizar a inscrição do resumo, por e-mail, até o dia 25 de outubro de 2019, contendo:

a. Título em negrito, centralizado, fonte Times New Roman, tamanho 14;
b. Abaixo do título, à margem direita, deverá constar: nome completo do (a) autor (a); titulação respectiva; nome do programa de pós-graduação que está vinculado (a) e Instituição; órgão de fomento (se houver); nome do (a) orientador (a) e do (a) co-orientador (a) (se houver); e-mail.
c. O resumo deve vir abaixo das especificações elencadas na letra b, contendo no mínimo 250 palavras e no máximo 400 palavras. Abaixo, deve-se indicar de três a cinco palavras-chave;
d. Fonte: Times New Roman, tamanho 12; espaçamento entre linhas de 1,5; texto justificado; formato em “.doc” e “.pdf”; parágrafo único.
e. Atribuir nome ao arquivo em formato “.doc” e “.pdf” contendo o primeiro e segundo nome do (a) autor (a), antecedido pela palavra “Resumo”.

3.2. No campo “Assunto” do e-mail, escrever “Submissão de resumo”

3.3. Trabalhos que necessitarem de uso de mídia audiovisual, devem ser explicitados através do e-mail de inscrição.

4. DA DIVULGAÇÃO DOS TRABALHOS APROVADOS

4.1. A divulgação dos trabalhos aprovados acontecerá no dia 4 de novembro e será realizada por meio do e-mail utilizado na ficha de inscrição.

4.2. O resumo do trabalho aprovado será automaticamente disponibilizado no site do evento até o término do Encontro.

§ Para facilitar o evento e, em virtude da confecção do certificado, após aprovação do trabalho, diante da impossibilidade de comparecimento, o (a) autor (a) deverá comunicar à Comissão Organizadora com antecedência a sua ausência. Caso não justifique, estará sujeito a não ter sua inscrição considerada nos próximos eventos.

5. DAS APRESENTAÇÕES

5.1. As comunicações serão orais, podendo contar ou não com apoio de mídia audiovisual.

5.2. Cada apresentação deverá ter, no máximo, 15 minutos de duração, com mais 15 minutos para debate por mesa.

6. DOS CERTIFICADOS

6.1. Os certificados dos ouvintes ou demais participantes serão entregues durante o evento, após a apresentação do respectivo trabalho pelo (a) autor (a).
§ Os textos das apresentações serão posteriormente publicados nos Anais de evento pela Editora do PPGFil-UFRRJ: http://cursos.ufrrj.br/posgraduacao/ppgfil/

Qualquer dúvida ou outras informações, nos comunique pelo e-mail: sempgfil.ufrrj@gmail.com
Os casos omissos no presente Edital serão resolvidos pela Comissão Organizadora.