14/12/2020

VII Encontro Linguagem e Cognição

Universidade Federal de Alagoas (UFAL)/Transmissão pelo YouTube

O Grupo de Pesquisa Linguagem e Cognição (UFAL/CNPq) realizará o VII Encontro Linguagem e Cognição nos dias 14, 15 e 16 de dezembro, a partir das 17 horas (a transmissão será feita pelo YouTube). Este é o evento mais importante realizado no Estado de Alagoas sobre as temáticas de Filosofia da Linguagem, Filosofia da Mente, Epistemologia, Filosofia da Ciência, Ciências Cognitivas e Lógica, tendo reunido pesquisadores de várias partes do Brasil em suas edições anteriores.

    Historicamente, a mobilização do pensamento neste âmbito de investigação filosófica, expressa nos quatro livros do Grupo de Pesquisa, iniciou-se em 2014, com a realização do 1º Encontro Linguagem e Cognição da UFAL, que gerou o primeiro volume da série de livros de coletâneas produzidos por participantes do Encontro e por convidados: Escritos de Filosofia: Linguagem e Cognição, em 2015. Este processo de promover os Encontros, editar e publicar textos de colegas pesquisadores envolvidos, direta e indiretamente com o âmbito de investigação e/ou com os Encontros, repetiu-se duas vezes até o momento. Com a publicação, em 2017, do Escritos de Filosofia II: Linguagem e Cognição e, em 2019, do Escritos de Filosofia III: Linguagem e Cognição. Ao todo, nestes três volumes, tivemos a contribuição de 40 pesquisadores, produzindo 37 capítulos, provenientes de 12 instituições de ensino superior do Brasil, especialmente, do Nordeste brasileiro. O mesmo processo se repetiu mais uma vez para a confecção da quarta coletânea, Escritos de Filosofia IV: Linguagem e Cognição, que será lançada em dezembro de 2020 pela Editora Fi. Nela, contamos com a contribuição de 24 pesquisadores, oriundos de 18 instituições de ensino superior brasileiras e uma estrangeira, produzindo 21 capítulos.

    Além dos 4 volumes desta Série, o Grupo de Pesquisa também editou o Dossiê Linguagem e Cognição, na Revista Prometheus, em 2020, o que mostra capacidade de mobilização de pesquisadores, perseverança editorial e temática nas publicações (muitos dos textos que serão apresentados neste VII Encontro Linguagem e Cognição estão gratuitamente disponíveis neste número especial da Prometheus).

Programação 

14 de Dezembro (17 às 20 horas/YouTube)

Róbson Ramos dos Reis (UFSM/CNPq)

FENOMENOLOGIA HERMENÊUTICA E AS NOÇÕES DE CONFIANÇA E MEMÓRIA CORPORAL NA DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA DA ENFERMIDADE

André Leclerc (UnB/CNPq)

COMO SER INTENCIONALISTA E DISPOSICIONALISTA

 

15 de Dezembro (17 às 20 horas/YouTube)

Marcelo D. Boeri (PUC-Chile)

ALMA ARISTOTÉLICA Y MENTE CONTEMPORÁNEA: DIVERGENCIAS Y CONVERGENCIAS DE UN PROBLEMA DIFÍCIL

José Trindade Santos (UFC)

A CAPTAÇÃO DO OBJETO COGNITIVO PELA EPISTEMOLOGIA DE ARISTÓTELES

 

16 de Dezembro (17 às 21 horas/YouTube)

Marcelo Carvalho (UNIFESP/CNPq)

CONCEITOS PSICOLÓGICOS EM NEUROCIÊNCIA COGNITIVA: ALGUMAS OBSERVAÇÕES SOBRE FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA NEUROCIÊNCIA DE BENNETT & HACKER

Mesa-Redonda: II Workshop 4-E Cognition

Eros Carvalho (UFRGS/CNPq)

A ABORDAGEM ECOLÓGICA DAS HABILIDADES E A EPISTEMOLOGIA DOS EIXOS

Giovanni Rolla (UFBA)

ANTIRREPRESENTACIONALISMO E HEGEMONISMO EXPLANATÓRIO NAS CIÊNCIAS COGNITIVAS

Nara Figueiredo (UNICAMP)

A RELEVÂNCIA DA ANÁLISE DE PROCESSOS DE CRIAÇÃO DE SENTIDO PARTICIPATIVO EM CONTEXTOS DE IMPROVISAÇÃO

Marcos Silva (UFPE/CNPq)

LINGUAGEM E ENATIVISMO:  UMA RESPOSTA NORMATIVA PARA A OBJEÇÃO DE ESCOPO E O PROBLEMA DIFÍCIL DO CONTEÚDO

 

Canal do YouTube: linguagemecognicao

Inscrições Gratuitas, clique aqui.

Observação: Os certificados serão emitidos para as pessoas que participarem dos 3 dias de evento. Para tanto é preciso fazer sua inscrição no site do evento, na plataforma Doity (link acima), bem como assinar a lista de frequência de todos os dias do evento.

Eventos Anteriores: Encontro Linguagem e Cognição (2014-2019)

Livro Digital: Escritos de Filosofia III: Linguagem e Cognição

 

Comissão Organizadora:

Marcus José Souza (UFAL)

João Dias (UFAL)

Maxwell Lima Filho (UFAL)

Marcos Silva (UFPE)

 

Link: http://linguagemecognicaoufal.blogspot.com/2020/11/vii-encontro-linguagem-e-cognicao-14-15.html