09/09/2019

VIII Semana Acadêmica de Filosofia

UESB

VIII Semana Acadêmica de Filosofia

INSTITUIÇÃO

UESB

Descrição Resumida

A VIII Semana Acadêmica de Filosofia traz como temática Filosofia da Diferença: diversidade e questões sociais. O evento, que será realizado de 09 a 13 de setembro, objetiva trazer para a discussão temas pertinentes ao momento histórico que estamos vivenciando e tem como foco estudos sobre a diversidade, a singularidade, a alteridade e toda forma de diferença, linhas recorrentes em autores contemporâneos que abrem novos caminhos em suas múltiplas abordagens, de forma questionadora e não dogmática, ao mesmo tempo em que recolocam as grandes perguntas legadas pela tradição filosófica. Assim, o evento pretende ser um espaço de profícuo debate e discussão no qual as diferentes áreas do conhecimento possam intercambiar ideias que dialoguem com essa tendência de pensamento.

Na tradição ocidental, a Filosofia, por muito tempo, privilegiou determinadas linhas de pensamento. A filosofia da diferença surge no empreendimento de romper com certas tendências fortemente enraizadas na tradição, tais quais as noções de essência e identidade fixas. Essa corrente de pensamento surge nos rastros de Friedrich Nietzsche, tendo como marca a crítica às metafísicas da presença e da representação, às noções de totalidade e universalidade e à concepção de ser humano como sujeito autônomo.

Tendo como representantes filósofos como Gilles Deleuze, Jacques Derrida, Michel Foucault e Emmanuel Lévinas, a filosofia da diferença se dá num contexto de crítica às metanarrativas – isto é, as narrativas totalizantes usadas como base para interpretar a realidade, deslocando a discussão para análises mais fragmentadas do mundo e do indivíduo, atreladas à consideração acerca da pluralidade e das subjetividades.

Esta edição contará com a presença do Professor Dr. Adriano Correia, da Universidade Federal de Goiás (UFG), atual presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF); e do Professor Dr. André Luis Mota Itaparica, atuante na Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) e na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Contaremos também com a colaboração dos professores de Filosofia e outras áreas do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (DFCH) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), campus de Vitória da Conquista, assim como de outras instituições baianas.

O evento é uma iniciativa dos discentes do Curso de Filosofia da UESB, campus de Vitória da Conquista, em parceria com a UESB, o DFCH e o Colegiado do Curso de Filosofia. A comissão organizadora convida todos a participarem do evento, na tentativa de construir um necessário espaço para debater as questões que estão no entorno da filosofia e da diferença. Haverá no evento conferências, mesas-redondas, minicursos e apresentações de trabalho. Acompanhe nossas páginas nas redes sociais: Facebook e Instagram.