08/11/2021

XI Congresso Internacional da Sociedade Hegel Brasileira - A Filosofia do Direito de Hegel: 200 anos

On-line

O Congresso Internacional da Sociedade Hegel Brasileira (SHB) é um congresso bianual itinerante com a finalidade de promover o intercâmbio científico-filosófico sobre estudos e pesquisas relativas à filosofia de G. W. F. Hegel desenvolvidos no Brasil e internacionalmente.

G. W. F. Hegel é um dos pensadores mais reconhecidos na história da filosofia contemporânea. Sua obra suscita, desde sua publicação, diversas questões quanto à intenção e alcance especulativo do sistema hegeliano, que justificam não apenas seu estudo contínuo, como também um esforço sempre renovado de reinterpretar sua filosofia à luz dos novos contextos históricos e filosóficos.

Em 2021, comemorou-se 200 anos da publicação da obra Grundlinien der Philosophie des Rechts oder Naturrecht und Staatswissenschaft im Grundrisse. Nessa obra, Hegel trata de temas fundamentais, como: a liberdade, a ética, a moralidade, o direito, a família, a sociedade civil e o estado. Esta XI edição do Congresso Internacional da Sociedade Hegel Brasileira é dedicada a essa obra.

Promovido pela SHB, o Congresso encontra-se atualmente na sua décima primeira edição, tendo ocorrido inicialmente em 2002, um ano após a fundação da SHB em 2001, e depois, bianualmente, desde sua segunda edição, em 2003.

A SHB é uma sociedade sem fins lucrativos que tem como objetivos:

(1) promover o estudo da filosofia de Hegel, seu lugar na história do pensamento, suas relações com os movimentos sociais, políticos e culturais desde o seu tempo, e sua relevância frente aos temas e campos do conhecimento contemporâneo;
(2) o fomento do pensamento filosófico original que tenha a sua base, na filosofia de Hegel ou que trate os temas no estilo, perspectiva, modo ou método hegeliano;
(3) promover pesquisas, seminários, cursos e outros estudos, eventuais ou regulares, coleta, processamento e divulgação de informações e conhecimentos técnicos e científicos que digam respeito a sua atividade.

Histórico de Eventos Anteriores:


Colóquio Hegel, em Porto Alegre, com a fundação da Sociedade Hegel Brasileira (Setembro de 2001);
Colóquio Clássicos da Filosofia Alemã, em Porto Alegre (Abril de 2002);
I Congresso Internacional da SHB, em Recife (Agosto de 2002);
II Congresso Internacional da SHB, em Porto Alegre (Outubro de 2003)
III Congresso Internacional da SHB, em Recife (Outubro de 2005);
IV Congresso Internacional da SHB, em Porto Alegre (Outubro de 2007);
V Congresso Internacional da SHB, em Fortaleza (Setembro/Outubro de 2009);
VI Congresso Internacional da SHB, no Rio de Janeiro (Outubro de 2011);
VII Congresso Internacional da SHB, em São Leopoldo, RS (Outubro de 2013);
VIII Congresso Internacional da SHB, em São Leopoldo, RS (Outubro de 2015);
IX Congresso Internacional da SHB, em Marília, SP (Novembro de 2017).
X Congresso Internacional da SHB, em Marília, SP (Novembro de 2019).

Site da Sociedade Hegel Brasileira: .

Link: https://www.youtube.com/c/SociedadeHegelBrasileira