19/06/2023

XI ENPF-UFPA e III EPGF-UFPA

Evento híbrido: Presencial (UFPA) e On-line (Streamyard)

 

O XI ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM FILOSOFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (ENPF-UFPA) e o III ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (EPGF-UFPA) são iniciativas de seus discentes da graduação e da pós-graduação em filosofia. Após dois anos sem realização de evento, devido à pandemia de COVID-19, retomamos nossas atividades, tendo por objetivo oferecer espaço de comunicação de abrangência nacional aos nossos expositores.

O XI ENPF e o III EPGF aceitarão trabalhos de quaisquer temas, desde que apresentem natureza filosófica ou a esta estejam vinculados. Convidamos a todos, ouvintes e pesquisadores a prestigiarem nossos eventos, cuja proposta pensada para este ano de retomada, Perspectivas para além de uma Filosofia Eurocentrada, convida-nos, mais uma vez a repensar a filosofia, bem como a repensar nossos próprios programas de formação.

Nossa premissa: provocar reflexões que rompam os limites de programas que ausentam a diversidade filosófica em nossas salas de aula. Somos um país marcado pela pluralidade e, no entanto, o que se tem visto quando se olha para as ementas dos cursos de filosofia é um compromisso ferrenho com um tipo de programa filosófico: o europeu. Espelhamos em nossos cursos o que se coloca como o "tradicional" e não raras vezes como o "impossível de crítica", como se anulássemos nossa própria capacidade contra-argumentativa em relação à racionalidade europeia.

Aqui não se está a apontar uma deficiência de caráter permanente, mas uma ausência: o outro, o diverso. Neste sentido, perguntamos onde habita uma filosofia cujo cânone possa abrir-se ao feminino? Por onde anda uma filosofia do Sul Global ou do Extremo Oriente, se é possível pensar em tais temos? Por que negar à filosofia seu caráter intercultural? Ou por que temer ousar falar de uma filosofia brasileira, ousar falar de filósofas e filósofos brasileiros?

Tais indagações já nos deixam expostos não à filosofia, que, por dever de ofício, já as coloca, mas a uma prática que renega a procura pelo outro. Procurar esse outro, ausentado de nós, é mais do que apenas atividade abstrata, sobretudo porque filosofia também se faz com o espaço e com o corpo, isto é, desde um ponto de vista, e o nosso corpo nos informa que somos latino-americanos, afrodescendentes, mulheres, brasileiros, somos da Amazônia, território amplamente ocupado por povos indígenas, que são os seus originários. Em uma palavra: nós nos reconhecemos e nos aceitamos diversos!

Assim, nos propomos a criar um espaço de escape das narrativas tradicionais, rememorando aquilo que se tem aniquilado pelos cânones que projetaram a ideia de um pensamento único. Marcando os 50 anos do Curso de Filosofia da UFPA, trazemos um encontro atravessado pelas perspectivas Decolonial, de Gênero, Latino-americana, Ameríndia, Africana e Oriental. Crentes de que nosso evento é uma conversa-convite, mas também um posicionamento aberto à pluralidade, convidamos a todos, ouvintes e pesquisadores, a repensarem conosco a filosofia, sua história, seus temas e problemas.

 

Informações adicionais

Data: 19/06/2023 - 23/06/2023

Evento híbrido: Presencial (UFPA) e On-line (Streamyard com transmissão pelo Even3)

Contato: enpfilosofiaufpa@gmail.com

Para mais informações, acessar a página do evento.

Link: https://www.even3.com.br/xi-enpf-iii-epgf-ufpa-316185/