19/08/2020

XIII Colóquio Vaziano

Sacerdote jesuíta e autor de importantes obras de filosofia, Lima Vaz deixou um grande legado, fruto de anos de reflexão sobre os desafios com os quais se viu concretamente confrontado. Podemos reconhecer nessa vida, que em 2021 completará cem anos de existência, um modelo de vida que buscou ser sempre mais.

A realização da própria vida é compreendida por Lima Vaz como um desafio permanente. Somente ao ser humano é dado atualizar, por meio do próprio agir, aquilo que se é por essência. Assim, a vida se apresenta como tarefa nunca completamente cumprida. Cada um de nós deve assumir a responsabilidade de significar a própria vida e, desse modo, encontrar o caminho da própria realização.

Para comemorar o centenário de Lima Vaz, o Grupo de Estudos Vazianos (GEVaz) organizou um ciclo comemorativo de colóquios, cujo tema é “Henrique Cláudio de Lima Vaz, 100 anos! O legado de uma vida realizada”. Em cada ano o tema da realização será discutido a partir de uma obra fundamental deste importante pensador. O colóquio de 2019, ao propor uma reflexão sobre a realização a partir da perspectiva da Antropologia Filosófica, teve como tema Realização: um chamado ao “torna-te o que és”. Neste ano, ao assumir como principais obras de referência os dois volumes da Introdução à Ética Filosófica, o Colóquio terá como tema “A realização: um desafio Ético e Político”. Finalmente, em 2021, a realização será pensada a partir da perspectiva da obra Raízes da Modernidade. O tema do Colóquio será “A pessoa humana entre o tempo e a eternidade”.

https://www.faculdadejesuita.edu.br/eventos/vaziano2020#apresentacoes

Link: https://www.faculdadejesuita.edu.br/eventos/vaziano2020#apresentacoes