16/09/2019

XIII SOFiA - Filosofia para que(m)?: filosofar como ação política

UNIFESP - Estrada do Caminho Velho, 333 - Pimentas, Guarulhos, SP.

XIII SOFiA - Filosofia para que(m)?: filosofar como ação política

INSTITUIÇÃO

Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (EFLCH / UNIFESP)

E-mail de Contato do Evento

sofia.eflch@gmail.com

Descrição Resumida

Anualmente, na Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (EFLCH / UNIFESP), ocorre a Semana de Orientação Filosófica e Acadêmica (SOFiA); uma semana de programação idealizada por graduandos do curso de filosofia. 

 

Na sua décima terceira edição, a SOFiA propõe-se a debater a conjuntura política e social brasileira que se impõe para nós cada vez mais avessa ao pensamento crítico e aos direitos que nos é garantido por constituição, por exemplo, a educação pública. Nesse contexto, nos perguntamos: "para que Filosofia? por que um curso de Filosofia? qual o impacto do curso de Filosofia na sociedade? por que o desejo do poder autoritário é excluir e minar a possibilidade de qualquer reflexão filosófica?". 

 

A partir disso, idealizamos uma série de atividades: desde palestras a intervenções artísticas pelo Campus. E gostaríamos de convidar toda a comunidade acadêmica, estudantes de filosofia e estudantes de outros cursos para participar conosco da XIII SOFiA. As inscrições são feitas no local e todas as atividades serão contempladas por certificados de participação, válidos para horas complementares.

 

Neste ano de 2019 a SOFiA ocorrerá entre 16 e 20 de Setembro, com programação das 10h as 22h. A EFLCH, campus sede da Semana, está localizada na Estrada do Caminho Velho, 333 - Pimentas, Guarulhos, SP.