11/10/2023

A Música Barroca Missioneira Jesuítica Guarany: Domenico Zipoli e Anton Sepp

VaticanNews

A beleza da música barroca nas Missões Jesuíticas Guaranis

"A musicalidade dos povos nessa região incluía aspectos como coral, criação de instrumentos, composição, interpretação, execução, performance elas eram ministradas nas aulas nas reduções, comum dentro da tradição jesuíta", explica o autor do livro Juliano Ozga.

Leandro Ávila - Cidade do Vaticano

"A unidade dos corações é alcançada de forma mais profunda pela união das vozes": estas palavras do Papa Francisco nos conduzem a uma viagem na história musical da fé na América colonial, e nos fazem compreender o porquê da importância dada à vivência da música nas Missões Jesuíticas, como caminho de encontro com Deus e com os irmãos, na liturgia diária dos povoados. No livro intitulado "A Música Barroca Missioneira Jesuítica Guarany: Domenico Zipoli e Anton Sepp", do escritor gaúcho Juliano Gustavo dos Santos Ozga, somos convidados a despertar para a musicalidade das Missões Jesuíticas.

O livro de Juliano nos convida a reconhecer e valorizar a riqueza da música nas Missões Jesuítico-Guaranis. Além disso, ele nos lembra da importância de respeitar e valorizar as tradições e conhecimentos dos povos indígenas, que têm uma história única e relevante para o Brasil.

O autor, com formação em Filosofia e mestrado em Estética e Filosofia da Arte, destaca não apenas a produção musical, mas também os desdobramentos que se seguiram a ela. Ele ressalta a importância da relação entre guaranis e jesuítas, enfatizando que os indígenas possuem suas próprias percepções. Eles não foram manipulados nem subjugados, mas sim têm uma alma e uma inteligência próprias, além de tradições ancestrais.

Link: https://www.vaticannews.va/pt/mundo/news/2023-10/musica-barroca-missioneira-jesuitica-guarany-zipoli-sepp-ozga.html