28/09/2018

Coimbra Companions: Platão

9788534947459

Cátedra UNESCO Archai do Programa de Pós-Graduação em Metafísica da Universidade de Brasília apresenta com satisfação o livro Coimbra Companions: Platão.

Editores:
Gabriele Cornelli e Rodolfo Lopes

Autores:

Alberto Bernabé, António Pedro Mesquita, Daniel Rossi Nunes Lopes, Fernando Rey Puente, Fernando Santoro, Francesc Casadesús Bordoy, Francesco Fronterota, Franco Ferrari, Gabriele Cornelli, Giovanni Casertan, Hector Benoit, José Gabriel Trindade Santos, Katsuzo Koike, Luc Brisson, Marcelo Perine, Maria do Céu Fialho, Mario Vegetti †, Olivier Renaut, Richard McKirahan, Rodolfo Lopes, Silvio Marino, Tom Robinson

Trata-se do primeiro compêndio à vida e obra de Platão escrito originalmente em língua portuguesa. O projeto é consequência da importância que a língua portuguesa veio crescentemente desempenhando na comunidade dos estudiosos e estudiosas de Platão e dos platonismos. A derradeira marca lusófona deste compêndio pode ser facilmente notada na própria estrutura de seu projeto editorial: gestado no interior da Cátedra UNESCO Archai da Universidade de Brasília, encontra seu lugar na coleção Coimbra Companionsda Imprensa da Universidade de Coimbra (IUC), que é ao mesmo tempo a mais antiga e mais moderna editora acadêmica em língua portuguesa, em parceria com a editora brasileira Paulus.

A busca pela diversidade de abordagens levou os editores também a convidar para este projeto estudiosos não-lusófonos de primeira-linha. Ao mesmo tempo em que estes contribuem em sua totalidade com textos originais traduzidos para o português, a seleção de cada um deles teve como critério o histórico de cooperação com a comunidade de platonistas de língua portuguesa, notoriamente aberta a diálogos fecundos com tradições as mais variadas.


À venda no Brasil aqui.