13/09/2021

"Democracia e representação: limites e horizontes"

Lançamento virtual. Debate com autores

*Notícia de lançamento*

Obra coletiva: _Democracia e Representação: limites e horizontes_

Orgs: Luiz Paulo Rouanet (UFSJ), Marco Antônio Sousa Alves (UFMG) e Maria Cecília Pedreira de Almeida (UnB).

Editora Expert: Belo Horizonte, 2021.

 

Acaba de ser lançado pela Editora Expert, o livro “Democracia e Representação: limites e horizontes”, organizado pelos pesquisadores Luiz Paulo Rouanet (UFSJ), Marco Antônio Sousa Alves (UFMG) e Maria Cecília Pedreira de Almeida (UnB), com prefácio de Rolf Kuntz (USP) . A obra foi selecionada por meio de edital para publicação pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da UFMG e conta com recursos da Capes.

Fruto de pesquisas do Grupo de Trabalho “Filosofia e Direito”, da ANPOF (Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia), formado por professores universitários e pesquisadores de diversas áreas do conhecimento e de diferentes regiões do Brasil, os textos que compõem esse volume não são meras análises conjecturais, mas uma reflexão madura calcada na história, na filosofia, no direito e na teoria política, que visa sopesar e compreender o fenômeno democrático e seus eventuais impasses.

Ao fim da leitura, parece irresistível um certo sentimento, que como muitos sentimentos, escapa a uma explicação perfeitamente fria, racional e exata. Saltam aos olhos as questões postas pela filosofia à realidade concreta em que estamos inseridos. À beleza e justiça ideal próprias da democracia, percebe-se a prática política comezinha, que lida apenas com números, relatórios e pareceres que buscam a eficiência, sem, contudo, sequer aproximar-se dela. À ideia de civilidade e cidadania contrapõe-se a ausência de pensamento, a mentira, o discurso de ódio e a violência desenfreada. Como evitar a captura ou a erosão da democracia na contemporaneidade?  Como consolidar esse sistema ideal e fazer com que não seja sobrepujado pela simples gestão das necessidades? Afinal, como fazer com que a democracia não seja apenas uma ilusão?

Obra digital gratuita. Baixe aqui: https://experteditora.com.br/democracia-e-representacao/

 

Debate com os autores para marcar o lançamento da obra no *dia 30 de setembro de 2021* , às *14h* , no Canal Youtube do PPGFIL UnB: https://www.youtube.com/c/PPGFILUnB

 

Link: https://www.youtube.com/c/PPGFILUnB