18/12/2021

Do reconhecimento ao corpo: diálogos entre Sartre, Hegel e Honneth

Nome do livro: Do reconhecimento ao corpo: diálogos entre Sartre, Hegel e Honneth

Autoria/vínculo/formação: Marcelo Vinicius Miranda Barros - Doutorando em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Sinopse:

Com prefácio do prof. dr. Luciano Donizetti da Silva da UFJF, texto de orelha do prof. dr. Vinícius dos Santos da UFBA e sinopse do prof. dr. Malcom Guimarães Rodrigues da UEFS:

O livro "Do reconhecimento ao corpo: diálogos entre Sartre, Hegel e Honneth" brinda o leitor com, pelo menos, três momentos importantes da tensão entre corporeidade e reconhecimento na filosofia de J. P. Sartre. Em relação ao espectro hegeliano sobre a obra sartriana, uma abordagem crítica que luta para se manter a distância de posições polarizadas. Em relação à crítica de Axel Honneth ao problema do reconhecimento na filosofia de Sartre, um exame condensado e pontual que procura desatar o nó conceitual em que tal crítica se sustenta. Por fim, uma breve análise das formas de relações com o outro, com a sociedade e com a história, tendo como pano de fundo a tensão sartriana entre corpo e reconhecimento, enfrentada com originalidade e franqueza por Marcelo Barros. (Malcom Guimarães Rodrigues).

Nem sempre devidamente creditado, Jean-Paul Sartre foi um dos primeiros filósofos do século XX a enfatizar os processos de reconhecimento da diferença como elemento primordial na construção da individualidade. Mais do que isso, deve-se também ao pensador francês o pioneirismo filosófico na identificação do corpo como locus de construção de subjetividade e interação com o mundo no qual aquele processo é sedimentado. Resgatando essa dívida a partir de uma corajosa interlocução com autores clássicos, como Hegel, e contemporâneos, como Axel Honneth, em texto cuja notável fluidez e didatismo não cedem espaço à falta de rigor conceitual, o livro de Marcelo Vinícius Miranda Barros convoca-nos a incluir definitivamente a filosofia de Sartre no repertório teórico indispensável para enfrentar a urgente questão do Outro. (Vinícius dos Santos).

Este livro não se resume a comentar Sartre, como também fazer, por um lado, um contraponto entre Hegel e Sartre e, por outro lado, entre Honneth e Sartre no que se refere à Teoria do Reconhecimento com intuito de pensar o nosso tempo a partir de Sartre. Ainda traz Sartre para ser discutido com temas atuais, como cultura, corpo, sexualidade, sexo e gênero, realizando relação da filosofia sartriana com diversos sociólogos, historiadores e antropólogos, como Victor Turner, Jonathan Ned Katz e David Le Breton.

Lançado pela Editora da UFPel, o livro já está disponível para download gratuito e a versão impressa à venda na internet.

Editora: UFPel

Link 1 com comentários sobre o livro: https://livrosdemarcelo.blogspot.com/2021/12/livros-de-marcelo-para-baixar.html

Link 2 diretamente da UFPel: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8099

Link: https://livrosdemarcelo.blogspot.com/2021/12/livros-de-marcelo-para-baixar.html