21/01/2024

Introdução ao estudo da medicina experimental - Claude Bernard

A Editora Madamu lança tradução inédita no Brasil do clássico “Introdução ao estudo da medicina experimental” de Claude Bernard (1813-1878). Conhecido como filósofo da ciência e epistemólogo, e considerado um dos principais fundadores da abordagem experimental hipotético-dedutiva, o médico e fisiologista francês desenvolve, nesta obra, extensas discussões metodológicas e analisa os temas da indução e da dedução em relação ao nosso modo de pensar e agir nas ciências em geral. É, até hoje, uma referência no estudo da indução e do método experimental. Sobre Claude Bernard e sua “Introdução”, o filósofo Henri Bergson declarou que “A ‘Introdução a[o estudo] da medicina experimental’ é um pouco para nós aquilo que foi o ‘Discurso do método’, para os séculos XVII e XVIII”.

 

No campo da fisiologia, Bernard foi o responsável por uma descoberta revolucionária quanto ao entendimento dos princípios fundamentais da vida orgânica, que continua válida até hoje. É o conceito da estabilidade controlada do ambiente interno, composto pelas células e tecidos: “A estabilidade do ambiente interno [o milieu intérieur] é a condição para a vida livre e independente”. Este é o princípio subjacente do que mais tarde seria chamado de homeostase, termo cunhado por Walter Cannon no início da década de 1930.

 

A edição brasileira da “Introdução ao estudo da medicina experimental” foi traduzida por Daniel Rameh de Paula, contou com a revisão dos termos técnicos pelo Dr. Davi James Dias e tem o prefácio assinado pelo Dr. Nelson Ibañez, professor adjunto de Medicina Social FCM da Santa Casa de São Paulo e Pesquisador do Centro de Memória do Instituto Butantan. Diversas notas explicativas foram acrescentadas para esclarecer o leitor do século XXI sobre nomes de cientistas citados pelo autor e que hoje são pouco ou nada conhecidos.

O livro está disponivel no site https://www.madamu.com.br/claudebernard_medicinaexperimental