22/07/2020

Nietzsche à luz dos antigos: a cosmologia

O livro, "Nietzsche à luz dos antigos: a cosmologia'', parte da tese de doutorado do Prof.dr João Evangelista Tude de Melo Neto, acaba de ser publicado e já está sendo comercializado no site da editora da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). O trabalho foi lançado pela Coleção Sendas e Veredas do Grupo de Estudos Nietzsche, que, desde 2000, vem publicando relevantes estudos dedicados à investigação da obra de Nietzsche. Como estamos passando por esse difícil momento, não faremos, por enquanto, um lançamento em um lugar específico. Em breve, informarei os detalhes. Contudo, como disse, o livro pode ser comprado no site da editora, por meio deste link:

http://www.editoraunifesp.com.br/produto/nietzsche+a+luz+dos+antigos.aspx.

O livro consiste na primeira parte de um trabalho que se propõe a realizar uma interpretação de conjunto dos principais temas da última fase do pensamento nietzschiano. Para levar a cabo essa tarefa, elegemos como norte metodológico o aprofundamento do exame acerca do diálogo – por vezes, convergente, por vezes, antagônico – entre Nietzsche e alguns momentos fundamentais da tradição ocidental antiga. Ao recorrer a essa estratégia, esperamos ter contribuído para a compreensão do pensamento maduro de Nietzsche enquanto um todo orgânico, o qual, no nosso entender, só ganha sentido quando confrontado com os pilares da antiguidade ocidental. Destarte, o título deste trabalho elucida nossa meta, uma vez que pretendemos pensar Nietzsche à luz dos antigos. No livro que agora vem a lume, tentamos dar conta da primeira parte desse objetivo, oferecendo uma interpretação da cosmologia nietzschiana por meio da elucidação de suas relações com a filosofia de Heráclito e a física dos estoicos.

Sobre o autor:

João Evangelista Tude de Melo Neto é doutor em filosofia pela Universidade de São Paulo (USP) e professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Entre outros trabalhos, é autor de 10 Lições sobre Nietzsche (Vozes) e de doze verbetes do Dicionário Nietzsche (gen/Loyola).

Sobre o grupo GEN:

Fundado em 1996, pela Profa. Scarlett Marton, o GEN – Grupo de Estudos Nietzsche – é um grupo de pesquisa internacional, que reúne estudiosos brasileiros e pesquisadores europeus da filosofia nietzschiana. Hoje presente em todo o Brasil, do Ceará ao Rio Grande do Sul, continua a perseguir o propósito de fazer avançar as investigações sobre o pensamento de Nietzsche e promover a discussão acerca das questões que dele emergem. Além do intercâmbio permanente com as diversas Nietzsche Societies e centros de pesquisa internacionais, suas atividades organizam-se em torno dos Cadernos Nietzsche, publicados três vezes ao ano; dos Encontros Nietzsche, que ocorrem em diferentes pontos do país; e da Coleção Sendas & Veredas. No contexto da Coleção Sendas & Veredas, a série Ensaios norteia-se por duas diretrizes básicas: a de trazer ao público brasileiro as mais diversas leituras do pensamento de Nietzsche, a fim de construir um fórum permanente de debates, e a de acolher trabalhos de especialistas estrangeiros de renome, estudiosos confirmados e jovens pesquisadores brasileiros, visando promover um diálogo entre diferentes gerações.