25/09/2021

O ensino de Filosofia na Educação Básica: experiência de pensamento, emancipação e democracia

Lançamento pelo Youtube

Título do livro: O ensino de Filosofia na Educação Básica: experiência de pensamento, emancipação e democracia.

Organizadores:

Prof. Dr. Darcísio N. Muraro

Prof. Dr Claudiney J. Sousa

Profa. Dra. Lilian Cantelle

Link de acesso ao livro:

https://www.grupoatomoealinea.com.br/o-ensino-de-filosofia-na-educacao-basica-experiencia-de-pensamento-emancipacao-e-democracia.html

Link de acesso ao Lançamento:

Apresentação

Num contexto histórico de enfraquecimento da democracia, do surgimento de novas formas de autoritarismo e da imposição de uma educação tecnicista e mercadológica, este livro é sinônimo de luta e resistência, na medida em que nos convida a fazer a experiência comunitária do pensamento filosófico. Uma experiência solidária, dialogada e democrática, enriquecida pela crítica, pela dúvida e reflexão.

Como em todas as atividades da vida comunitária democrática, este trabalho também é um projeto em permanente construção. Teve uma origem, uma concepção, mas não tem um fechamento definitivo. É uma espécie de microcosmo da sociedade democrática; coloca-se na humilde posição de obra aberta e inacabada, com limitações e algumas contradições, mas nunca como uma imposição. Passou por muitas mudanças em seu processo de criação com diversas avaliações e correções. Tornou-se, assim, um livro quebra-cabeças, cuidadosamente montado com peças de diferentes cores e tamanhos, todas encaixadas com o propósito de compor a grande figura do trabalho coletivo.

Uma de suas maiores preocupações é indicar caminhos alternativos para o trabalho da educação filosófica. Por isso, tomou como base a própria experiência formativa dos(as) autores(as). A autoformação e a formação compartilhada como resultantes da investigação crítica e criativa, ética e política. Um convite para que cada leitor(a), ao tomar conhecimento de nossas experiências, possa compartilhar conosco dos mesmos sonhos de uma nova educação, emancipadora, dialógica, problematizadora e humanizadora.

 

Link: https://youtu.be/VoUsq8rZjVs