26/10/2021

Subjetividade, Filosofia e Psicanálise

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (modalidade virtual)

Ocorrerá, no dia 26 de outubro, o lançarnento do Livro Subjetividade, Filosofia e Psicanálise (CRV, 2021)uma obra diferenciada, que foi composta sobre um notável pilar, o trabalho duro de empreender pesquisa filosófica da melhor qualidade: epistemologicamente diversa, tecnicamente rigorosa e analiticamente profunda. Trabalho que foi possível devido à complexa e sofisticada formação intelectual dos autores, que são representantes de uma diversificada rede de interesses filosóficos (subjetividade, filosofia e psicanálise), mas sobretudo devido ao trabalho coletivo, de Grupo, tão caro à produção do saber e ao convívio social. Trabalho amadurecido por uma rotina de pesquisa que compreende desde reuniões científicas a participações em outros grupos, organização de seminários e colóquios, projetos interinstitucionais e tantas outras iniciativas. Tudo isso, somado a dez anos de experiência, resultou na organização e publicação desta coletânea. O livro consiste em um conjunto de textos que articula três grandes referenciais: a filosofia da psicanálise, a epistemologia das ciências humanas e o pensamento filosófico de Paul Ricœur. Sua grande contribuição é o olhar privilegiado sobre o homem, sua cultura, sua história, seus símbolos, suas relações éticas, políticas e epistemológicas. O convite ao leitor é para a realização de uma experiência: compreender melhor os símbolos e matar os ídolos do homem, da razão e da consciência, para entender os símbolos: sujeito, conhecimento e inconsciente. Vamos experimentar?

Fique atento às nossas redes sociais, nas quais divulgaremos uma série de vídeos em que os autores do livro falam sobre o conteúdo do capítulo de sua autoria, não perca! 

Instagram: https://www.instagram.com/grupodepesquisasfp/

Facebook: https://www.facebook.com/GrupodePesquisaSFP

Link para inscrição em nosso evento:  https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfUNHlJrceY4vR4gvrxU9lkfhgW-EtcnuEaltgmdpeG8xGbaw/viewform

Link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfUNHlJrceY4vR4gvrxU9lkfhgW-EtcnuEaltgmdpeG8xGbaw/viewform