15/06/2020

Chamada de Artigos Filósofas no Nordeste (Revista Perspectiva Filosófica)

Recentemente tem-se debatido sobre a atuação das mulheres na filosofia no Brasil. Um ponto relevante da abordagem desta questão tem sido o estudo de mulheres filósofas, costumeiramente ausentes dos manuais de filosofia. Outro ponto são os estudos de gênero, que vêm recrudescendo no nosso meio acadêmico. Finalmente, as mulheres que fazem filosofia no país buscam cada vez mais visibilizar seus trabalhos e os de suas colegas. Um exemplo é a recém criada Rede Brasileira de Mulheres Filósofas, fundamental para fortalecer a atuação das filósofas brasileiras. 


Neste marco, a Revista Perspectiva Filosófica, do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFPE, lança chamada de artigos para compor o dossiê temático Filósofas no Nordeste, sob a organização de Roberta Miquelanti (UFBA) e Loraine Oliveira (UFPE). 

Esse dossiê tem como objetivo reunir e dar visibilidade às pesquisas desenvolvidas pelas filósofas atuantes na região Nordeste, recebendo para avaliação artigos dessas autoras acerca de temas de seu interesse. 

As submissões deverão ser feitas até 15 de dezembro 2020, mencionando em linha acima do título “Dossiê Filósofas no Nordeste”.

Informações e dúvidas podem se enviadas para filosofas.no.nordeste@gmail.com aos cuidados de Laura Melo