03/06/2021

Chamada de artigos para dossiê temático da revista Princípios (UFRN): 130 anos de Über Sinn und Bedeutung, de Frege

Natal/RN

Chamada de artigos para dossiê temático da revista Princípios: 130 anos de Über Sinn und Bedeutung, de Frege

A revista Princípios, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, lança a chamada seu v. 29, n. 59 (mai-ago. 2022), com dossiê temático de título “1892-2022: 130 anos do artigo de Frege ‘Über Sinn und Bedeutung’: perspectivas sobre as relações entre linguagem, significado e pensamento.”

Editor convidado: Vincenzo Ciccarelli

Desde a sua publicação em 1892, o artigo de Frege ‘Über Sinn und Bedeutung’ tem sido considerado um ponto de virada na Filosofia da Linguagem e ainda continua estimulando o debate sobre as dimensões do significado e o papel do pensamento na semântica. Uma variedade de respostas a problemas e quebra-cabeças, enunciados mais ou menos explicitamente no artigo de Frege, tem sido amplamente discutida e muitas tensões teóricas ainda constituem assuntos de pesquisa filosófica. O presente dossiê temático visa a dar uma imagem clara do estado da arte recente, focando sobre os seguintes tópicos:

1. Análises históricas e exegéticas da semântica de Frege;

2. Os “puzzles” da identidade;

3. A semântica bidimensional e o papel da dimensão intensional do significado;

4. A caracterização das noções de pensamento e conteúdo;

5. A questão da informatividade e o paradoxo da análise;

6. Aspectos semânticos da distinção analítico/sintético;

7. A natureza dos valores de verdade e o argumento do estilingue;

8. Abordagens formais à semântica fregeana.

Submissões

As contribuições devem ser originais e não devem estar em processo de revisão por outros órgãos editoriais, e podem ser escritas em português ou inglês. Os artigos devem ser submetidos pelo sistema online do periódico (https://periodicos.ufrn.br/principios/index) atentando-se à escolha da seção “Dossiê 130 anos do artigo de Frege ‘Über Sinn und Bedeutung’”. Alternativamente, as submissões podem também ser enviadas para o e-mail . Neste caso, a submissão deve incluir uma página de título em arquivo separado, contendo os dados de autoria: nome completo, afiliação institucional, titulação, número Orcid e, quando for o caso, órgão de financiamento da pesquisa. Todos os artigos serão submetidos à revisão por pares contemplando dois/duas pareceristas. Aplicam-se as diretrizes que podem ser encontradas em https://periodicos.ufrn.br/principios/about/submissions

Prazo para submissão

O prazo para a submissão é 31 de janeiro de 2021

Link: https://periodicos.ufrn.br/principios/announcement/view/330