20/05/2020

Chamada de Artigos sobre Filosofia da Lógica (Revista Perspectiva Filosófica)

A área de lógica tem uma longa e profícua história na academia brasileira. Abrangendo áreas como filosofia, matemática e computação, a comunidade de lógica tem sido bem-sucedida em produzir pesquisas relevantes.

A fim de traçar um panorama da pesquisa em filosofia da lógica no atual cenário nacional, convidamos jovens e talentosos pesquisadores brasileiros ou realizando pesquisas no Brasil a submeter artigos para o Número Especial sobre Filosofia da Lógica da revista Perspectiva Filosófica (https://periodicos.ufpe.br/revistas/perspectivafilosofica/). O número especial será coeditado por Marcos Silva (UFPE) e Francicleber Ferreira (UFC).

Artigos sobre filosofia da lógica, no sentido amplo, são bem-vindos. Tópicos de interesse incluem, mas não se limitam a, os seguintes:

- filosofia das lógicas não-clássicas

- não-exceptualismo

- revisão da lógica

- normatividade da lógica

- pluralismo lógico

- natureza da prova

- contradições

- realismo/antirealismo

- teoria da prova x teoria dos modelos

- aspectos filosóficos da relevância

- intuicionismo

- paraconsistência

- quadrado das oposições

- pragmatismo lógico

- aspectos lógicos na filosofia da matemática

- outros temas contemporâneos em filosofia da lógica

Os artigos devem ser escritos preferencialmente em Português e seguir as diretrizes de formatação da Perspectiva Filosófica. Autores devem ser doutores ou doutorandos. As diretrizes podem ser consultadas em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/perspectivafilosofica/about/submissions#authorGuidelines

O prazo para submissão de artigos é 30 de Junho de 2020. Submissões devem ser enviadas para marcossilvarj@gmail.com e francicleber.ferreira@gmail.com. Ao submeter seu manuscrito, escreva “Perspectiva Filosofia da Lógica” no assunto do e-mail.

Link: https://periodicos.ufpe.br/revistas/perspectivafilosofica/about/submissions#authorGuidelines