01/01/2023

Chamada de Trabalhos: Revista Antítesis

UAM - Madrid

Chamada de trabalhos

Antítesis: Revista iberoamericana de estudios hegelianos

 

número 5, monográfico

Hegel e o político

 

 

Com base no Congresso Hegel y lo político, realizado pela Sociedad Iberoamericana de Estudios Hegelianos, a Universidade Católica Silva Henríquez e a Pontificia Universidad Católica de Chile, em Santiago do Chile, nos dias 7, 8 e 9 de novembro de 2022, a  Antítesis: Revista iberoamericana de estudios hegelianos abre uma chamada a todos aqueles que desejam enviar um manuscrito inédito para ser considerado para o número 5 da revista, dedicado à filosofia política hegeliana. O número, que será publicado em 30 de junho de 2023, considera uma ampla gama de tópicos que convergem na ideia de política em relação à filosofia hegeliana, como as noções de Estado, sociedade, violência, história, direito, propriedade, reconhecimento, identidade e outros tópicos que abordam sistematicamente alguns aspectos dos debates especializados contemporâneos.

 

A filosofia hegeliana em geral, e a filosofia política hegeliana em particular, tem sido objeto de análise sistemática, debate e crítica desde que os chamados Jovens Hegelianos discutiram os limites e o alcance do primeiro corpus hegeliano. Mais tarde vieram os trabalhos de Rudolf Haym, Kuno Fisher, Wilhelm Dilthey, Franz Rosenzweig, Karl Popper e Georg Lukács que, das mais diversas perspectivas, e com pretensões abertamente opostas, ampliaram as margens de um debate que deveria continuar ao longo do século XX. Longe de estar esgotada, a análise da filosofia hegeliana do direito continuou a crescer através dos esforços filológicos inaugurados por Karl-Heinz Ilting, e continuou com o trabalho de pesquisadores das mais diversas nacionalidades.  Em cada um dos contextos históricos em que a filosofia hegeliana do direito resistiu ao desaparecimento, através da crítica ou da defesa, o problema que surgiu repetidamente foi a discussão sobre o valor da Grundlinien der Philosophie des Rechts para a interpretação de um duplo presente: o de Hegel e o nosso. Em um cenário global de conflito e crise de modelos de administração política e desenvolvimento econômico, a filosofia é mais uma vez confrontada com as possibilidades de seu próprio trabalho como uma interpretação das transformações da realidade. Se houve uma filosofia que se definiu como um exercício destas possibilidades de interpretação, foi a filosofia hegeliana.

 

Para a submissão de manuscritos, lembramos que os idiomas oficiais da Antítesis são o espanhol e o português. O prazo para a apresentação de manuscritos originais para a edição monográfica de julho de 2023 é 15 de abril. Gostaríamos também de lembrar que os envios devem seguir as Diretrizes estipuladas em https://revistas.uam.es/antitesis/directrices, e se você tiver dúvidas sobre um critério em particular, recomendamos que verifique a última edição publicada. Todas as contribuições serão submetidas a uma revisão cega por pares antes de serem aceitas e devem ser feitas através da plataforma virtual OJS disponível no site da Revista.

 

 

Consultas: revista.antitesis@uam.es; contacto@estudioshegelianos.cl

 

Revista Antítesis: https://revistas.uam.es/antitesis/issue/view/antitesis2022_2

 

Sociedad Iberoamericana de Estudios Hegelianos:https://estudioshegelianos.cl/

Link: https://revistas.uam.es/antitesis