01/03/2023

Chamada: Dossiê Teoria Queer - Revista Estudos Políticos (A4)

UFF

Dossiê Temático Teoria Queer

Queer. Longe de indicar um conjunto coerentes de teorias, o termo passou a expressar uma proliferação de conceitos, práticas, ideias, que se desdobram e se redobram em uma multiplicidade ainda longe de se esgotar. Queer, palavra de difícil tradução em português que pode significar “estranho”, “esquisito”, “peculiar”, já foi utilizada como ofensa antes de assumir a positividade de um campo de ação política e de indagação e investigação crítica. Tradicionalmente localizada nos Estados Unidos em meados dos anos de 1980 e início dos anos 90, a partir do trabalho de Gayle Rubin, Eve Sedgwick, Michael Warner, Judith Butler, entre muitos outros, aquilo que se chama de teoria queer se transformou em um campo antidisciplinar profícuo e heterogêneo, desafiando a teoria política. E, para além de marcado pelo contexto estadunidense e circunscrito por uma cronologia anglo-saxônica, o pensamento queer vem indicando para diferentes exercícios de torção da normatividade e criação de mundos dissidentes em diferentes fronteiras, viagens, diásporas e traduções. Pensar o queer é pensar a dissidência; dissidência de gênero, dissidências sexuais, por certo, mas também dissidências que escapam às identidades normativas e a normatização das identidades dissidentes. Dissidências que antecedem e fundam normas, dissidências que rompem e reconfiguram normas. Pensar o queer é romper com os modos usuais de pensar, é pensar diferentemente sobre a diferença e a identidade. Por esta razão, o pensamento queer não se restringe ao gênero e a sexualidade, mas a tudo que escapa às matrizes de pensamento que fundam a nossa experiência histórica, do antropocentrismo á heteronormatividade, do especismo ao colonialismo e racismo.

Deste modo, o dossiê “Teoria Queer”, organizado pela “Revista Estudos Políticos” procura se colocar diante deste debate, procurando fomentá-lo em um momento em que ele se revela urgente. Os últimos anos mostravam o poder das identidades normativas, o seu poder de mobilização e de destruição e o quanto a vida política nacional ainda é marcada por uma rejeição ao queer.

O dossiê aceita artigos, traduções e resenhas, e todos os artigos submetidos serão avaliados no sistema de avaliação cega por pares.

Serão aceitos artigos preferencialmente nas seguintes áreas de investigação:

  1. Teoria queer e seus desdobramentos.
  2. Pensamento queer e teoria política.
  3. História do pensamento queer.
  4. Negatividade queer e niilismo queer.
  5. Pensamento queer, feminismo e transfeminismo.
  6. Ecologias queer
  7. Estéticas queer.
  8. Pensamento queer, decolonialidade e pós-colonialidade.
  9. Pensamento queer e estudos críticos da raça

     Prazos: 

Envio de resumos: 01/04

Envio de texto completo: 01/06

Previsão de Publicação: 2023.2

 

 

Informações: 

Organizadores do Dossiê:  Prof. Dr. Thiago Ranniery (UFRJ);  Prof. Dr. Ádamo da Veiga (UFRJ)

Editor da Revista: Profa. Dra. Paula Pimenta (UFSC)

A Revista Estudos Políticos é vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal Fluminense (UFF)

Qualis A4

Prazo para submissão de resumos: 01/04/2023

Prazo para submissão de texto completo:  01/06/2023

Link: https://periodicos.uff.br/revista_estudos_politicos/chamadaqueer