01/03/2021

Chamada para submissão de Artigos Revista Profanações

Universidade do Contestado - Santa Catarina

Prezado(a) Pesquisador(a) 

A Revista Profanações (http://www.periodicos.unc.br/index.php/prof) propõem como perspectiva temática para a submissão de artigos científicos em 2021, o tema: “As contradições da máquina política, jurídica e econômica global no contexto da pandemia da Covid-19 as possibilidades de retomada da política na promoção do comum”.

O contexto pandêmico em curso expressa de forma contundente paradoxos políticos, sociais, e econômicos em que se encontram povos e países. Questiona a máquina política, jurídica e econômica em curso em âmbito global.  Aflora a percepção de que os interesses da economia financeirizada assumem primazia em detrimento das necessidades básicas de sobrevivência de milhões de indivíduos precarizados em sua condição de subsistência.

Estados são governados a partir de estratégias necropolíticas, eugenistas como estratégia de manutenção do funcionamento da máquina econômica de plena, produção, consumo e endividamento. O corpo biológico dos indivíduos se tornou definitivamente objeto do poder soberano. Talvez se possa dizer que já não faz mais sentido falar de política, na medida em que toda política se transformou em biolpolítica, numa gestão em pleno estado de exceção da vida nua, dos refugos humanos habitantes do campo de concentração.  Neste contexto, não sabemos mais do que estamos falando quando falamos que vivemos em sociedades democráticas, bem como tudo indica que majoritariamente governos representam interesses daqueles que conceberam o campo como fábrica morte.

Contudo, se as condições atuais fulminam a política e, com isso, também o humano, a tarefa por vir é a da reconstrução da política. Talvez se possa começar com investimentos na (re)construção de laços de amizade, de solidariedade, no cuidado com as coisas comuns, na tentativa de construção de um espaço maior para o comum, que promova a vida em toda sua intensidade e diversidade de formas e potencialidades.

A Revista Profanações é de fluxo contínuo.

Os artigos devem ser submetidos à avaliação na plataforma da Revista, no link: http://www.periodicos.unc.br/index.php/prof

--
Dr. Sandro Luiz Bazzanella

Editor-chefe da Revista Profanações

Universidade do Contestado

Link: http://www.periodicos.unc.br/index.php/prof/about